A ciência confirma: ter irmãs lhe transforma em uma pessoa melhor

Marca sua irmã nos comentários. Ela ficará feliz de ouvir isso!

Rachel D.C.

Já foi comprovado por pesquisas que ter irmãos faz com que a pessoa viva por mais tempo, seja mais responsável, diminua o estresse e seja mais pacificadora. Mas ter irmãs pode oferecer ainda mais benefícios.

Ter uma irmã não significa apenas ter alguém para brincar de boneca ou alguém para dividir as roupas. Pode parecer difícil de acreditar quando as irmãs brigavam muito na infância, mas estudos mostram que ter uma irmã oferece muito mais benefícios. Benefícios até para a saúde mental.

O professor assistente, Alex Jensen, do departamento de vida familiar, na Universidade de Brigham Young, explicou ao Huffington Post que ter irmãs ajuda a desenvolver habilidades sociais, como comunicação e negociação.

“Até os conflitos, se forem mínimos, entre irmãos podem ajudar as crianças a terem um desenvolvimento mais saudável”, explica.

De acordo com estudos diversos, estes são alguns dos benefícios de ter uma irmã:

Advertisement

1. Uma irmã lhe ensina a ter ambição e a ser independente

Um estudo feito no Reino Unido descobriu que pessoas que tinham mais de uma irmã eram mais determinadas e mais independentes do que aquelas que cresceram com apenas irmãos.

2. Uma irmã lhe faz ter mais compaixão

Um estudo feito na Universidade de Brigham Young revelou que ter uma irmã pode fazer com que a pessoa seja mais gentil e empática. Os pesquisadores explicaram que isso acontece porque “irmãs promovem comportamentos como a compaixão e altruísmo quando elas demonstram amor e afeição.”

3. Uma irmã lhe ajuda a lidar melhor com os problemas da vida

O mesmo estudo feito no Reino Unido incluiu 571 participantes entre as idades de 17 a 25 anos. As pessoas que tinham irmãos conseguiam encontrar sua paz interior. E pessoas com pelo menos uma irmã tinham mais facilidade em lidar com problemas da vida, consequentemente tendo menos estresse e sendo mais felizes.

Mulheres são mais comunicativas e se abrem mais. Expressar os sentimentos é importante para a saúde psicológica e para a convivência familiar.

4. Uma irmã promove a saúde mental

Um estudo publicado no Journal of Family Psychology revelou que ter uma irmã ajuda a saúde mental e a autoestima. O mesmo estudo feito na Universidade de Brigham Young também descobriu que irmãs ajudam outros irmãos a não se sentirem sozinhos, culpados e com medo.

Advertisement

5. Uma irmã lhe ajuda a desenvolver habilidades sociais

De acordo com o autor do livro The Sibling Effect (O Efeito do Irmão, em tradução livre), Jeffrey Kluger, ter um irmão mais velho promove habilidades para resolver argumentos e lidar com situações difíceis. E ter um irmão mais novo promove liderança e empatia. Outro estudo também mostrou que irmãos que cresceram com irmãs se comunicam melhor.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.