21 razões médicas que mostram por que você está cansado o tempo todo
Ficar cansado constantemente pode indicar problemas de saúde mais sérios que precisam ser tratados.
Michele Coronetti
Ficar cansado ao final de um dia exaustivo é perfeitamente normal e saudável para o organismo humano. Porém, quando o cansaço é permanente e o indivíduo não sente que suas energias estão sendo carregadas ao descansar, um ou vários problemas podem estar afetando a saúde.
Há diversas razões para o sentimento de cansaço contínuo. Em seu livro The Exhaustion Breakthrough, Dr. Holly Phillips explica vários motivos para o problema. Entre eles estão:
Dormir até tarde aos finais de semana
Essa prática altera o horário biológico. Se o desejo for dormir um pouco mais nestes dias, que seja no máximo uma diferença de duas horas.
Deixar para dormir depois
Assistir a um filme ou série é mais interessante que o sono. O problema será o cansaço no dia seguinte.
Checar o celular antes de dormir
Dentre os hábitos modernos este é um dos piores. A iluminação da tela altera o hormônio do sono. Deixar o celular fora do alcance 30 minutos antes de dormir ajudará.
Não dormir adequadamente
Posições ruins e locais desconfortáveis interferem na qualidade do sono. Não adianta dormir 8 horas, o descanso real não virá nestas condições.
Estresse
A preocupação constante, ansiedades com trabalho ou outros assuntos causam extremo cansaço, além de dores musculares e outros problemas.
Alimentação ruim
Batatas fritas e outras frituras, alimentos prontos e outros tipos de fast food, gordurosos e pesados possuem muitas calorias, pouco valor nutricional e excesso de gordura saturada. Isso aumenta o cansaço em geral, afinal o organismo necessita de muito esforço para a digestão. O açúcar presente nestes e outros alimentos também é vilão. Ele dá energia momentânea, porém seu acúmulo causa cansaço segundo este artigo.
Falta de exercício físico
A endorfina liberada pelo exercício ajuda no sono reparador.
Exercitar em horários inadequados
O melhor horário para a malhação é pela manhã. Exercícios praticados até 4 horas antes de dormir prejudicam a qualidade do descanso.
Excesso de exercícios físicos
A sobrecarga de exercícios aumentará o cansaço.
Vírus ou bactérias
Doenças deixam as pessoas mais cansadas. O repouso é fundamental para a recuperação. Muitas vezes alguns vírus ou bactérias destas doenças demoram até meses para sair do organismo.
Refluxo gástrico
O cansaço pode ser um sinal desta doença. Acordar e precisar limpar a garganta é outro sinal. Bom procurar um especialista.
Alergias
O organismo gasta energia para combater a alergia e isso causa cansaço.
Apneia do sono
Este mal afeta a qualidade do sono e descanso.
Problemas na tireoide
Problemas hormonais causam cansaço. Se além deste sintoma houver alteração de peso, no humor, pele ou cabelo, visitar um médico será importante.
Ovários policísticos
Outro problema endócrino que tem o cansaço como sintoma.
Arritmia cardíaca
Quando o sintoma está acompanhado por palpitações, melhor buscar um médico.
Falta de nutrientes
O organismo pode não absorver corretamente as vitaminas e sais minerais.
Desidratação
A falta de líquido no organismo causa sede e cansaço.
Anemia
Cansaço é um dos sintomas. Falta de concentração e de ar também. O melhor é consultar um médico.
Depressão
Cansaço é um dos maiores sintomas deste desajuste.
Síndrome da fadiga crônica
Ela não é muito comum, causa cansaço contínuo mesmo em repouso e deve ser tratada.
Cuidar da saúde é primordial. Estar disposto e com energia para realizar as tarefas cotidianas ajudam a manter o equilíbrio, proporcionando uma vida mais agradável e produtiva.