3 maneiras de evitar a intromissão dos sogros na vida do casal
Estas são 3 maneiras de evitar a intromissão dos sogros na vida do casal.
Roberta Preto
O amor no lar é fundamental para o casamento assim como os laços familiares são para a família, ambos são essenciais e sem eles não há nada que perdure.
Aqui estão 3 maneiras de evitar a intromissão dos sogros na vida do casal:
1. Resolvam os problemas no lar
“Roupa suja se lava em casa”
Essa é uma expressão popular de grande valor, pois ela aponta que os problemas devem ficar no lar, para ser resolvidos em família. Os relacionamentos familiares tornam-se frágeis quando neles há adultos imaturos e despreparados para lidar com os desafios diários do matrimônio.
O casamento deve ser agradável e satisfatório tanto para o marido quanto para sua esposa, mas, isso não quer dizer que não haverá problemas, ao contrário, por mais belo e valoroso que seja, o casamento só é forte e duradouro quando há casais que possuem capacidade para resolver suas dificuldades, sem o envolvimento dos sogros, familiares e amigos.
2. Respeitem-se no lar e fora dele
O respeito é a base de tudo. As famílias precisam do respeito para manterem-se unidas. Os casais precisam do respeito para permanecerem casados e, acima de tudo, para continuarem a viver juntos com lealdade e amor quando as tempestades da vida assolarem o lar.
Respeitar-se como casal é um dever de marido e mulher, e precisa ser dentro e fora do lar, pois nele está o maior convênio que o casal fez quando aceitou o parceiro como cônjuge.
“Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?”
Nunca, jamais, maltrate ou falte com respeito ao cônjuge ou aos filhos em lugar nenhum, pois quem o faz não sabe amar e não é digno da família que possui. O respeito é uma das maiores provas de amor que o casal pode oferecer um ao outro e a seus filhos.
A família precisa de pai e mãe corajosos, que apontem o respeito como um de seus pontos mais fortes no lar, e precisam exigir que outros respeitem também, independentemente se os parentes gostem ou não de sua parceira. A escolha do cônjuge já foi feita por você, os votos sagrados precisam ser mantidos com amor, então todo o restante precisa respeitar a escolha que você fez.
3. Não fale mal do cônjuge
O casamento é sustentado pelo amor e fé que se deposita nos próprios laços familiares. Portanto, jamais permita ou fale mal do cônjuge, nem mesmo para seus pais ou para a família dele, porque isso tende a gerar ressentimentos e contendas entre familiares que destruirão a união familiar.
Procure não difamar o parceiro para a família, pois quando você estiver em paz com ele, você esquecerá as brigas e vai desejar reunir a família, principalmente no Natal. Entretanto, se você levar as diferenças e tristezas pessoais para familiares, dificilmente eles vão esquecer. E o perdão pode ser difícil de ser aplicado, porque eles escutaram e presenciaram a filha ser magoada e ofendida por alguém que tinha por responsabilidade amar e proteger o bem mais precioso (você) que eles confiaram.
Resolvam seus problemas como casais maduros, aprendam a conviver com suas diferenças e saibam mudar o que precisa ser mudado e aceitar o que não pode ser mudado.