3 sinais de que você pode estar em trabalho de parto
Ginecologista americana explica os verdadeiros sintomas de que a hora chegou.
Karin Cristina Guedes de Oliveira
Muitas coisas são ditas a respeito do momento tão esperado por noves meses. Veja os três indícios de que a hora de fato chegou.
1. As contrações estão incomodando
Incomodando mesmo! Durante a gestação, em especial no final do terceiro trimestre, já começa a acontecer as contrações de treinamento, ou as falsas contrações. Porém, as contrações que indicam que realmente é hora de nascer, ou que a hora se aproxima, incomodam ao ponto da mamãe não conseguir andar ou sequer falar. É o que afirma a ginecologista americana Susan Warhus, autora do livro ‘Countdown to Baby’.
Além de diferenciar a intensidade da dor e do incômodo, você pode contar a frequência das contrações. “Quando o intervalo entre as contrações for de cinco a sete minutos em um período de pelo menos uma hora, com forte intensidade, você estará em trabalho de parto”, explica o chefe de equipe do Hospital Bom Samaritano de Los Angeles, Myron Betel.
Mesmo que a dor das contrações esteja forte e a frequência esteja intensa, isso não quer dizer que você precisa correr para o hospital. É preciso seguir a orientação dada pelo seu obstetra, respeitar o seu histórico e agir com calma.
2. A bolsa rompeu
Importante dizer que para ocorrer o rompimento da bolsa não precisa estar havendo contrações. Dito isso, o primeiro sinal de que a bolsa rompeu é a perda de líquido, em grande ou pequena quantidade, a perda é constante.
Não confunda com incontinência urinária, pequenas perdas de urina. Isso é muito comum durante o final da gestação quando o bebê pressiona a bexiga e acaba escapando urina. Segundo Myrol Bethel, com a incontinência, a perda de fluido não é contínua. Ao rompimento da bolsa, ligue para o seu médico.
3. Mudanças no corpo e na disposição
Esses sinais podem mostrar que o bebê pode chegar em 24 ou 48 horas. Não tão tradicionais como os dois indícios anteriores, essas mudanças podem significar que chegou a hora. Esteja atenta ao seu corpo e aos sinais que ele dá.
– Dor de barriga: o corpo já entende que a hora está chegando, por isso o intestino trabalha para ser esvaziado, logo vem as dores de barriga e a diarreia.
– Barriga baixa: quando se aproxima da hora de nascer, a cabeça do bebê cai na pélvis, tornando-se visível que a barriga cedeu um pouco.
– Respirar melhor: a barriga ficando mais baixa por causa da cabeça que já está na pélvis, o bebê não pressiona mais o diafragma da mamãe e então ela respira melhor.
– Pico de energia: muitas mulheres dizem que de repente dá aquela vontade de faxinar tudo. O que era só cansaço se transformou em vontade de deixar tudo arrumado. Outro sinal de que logo, logo o bebê chegará. É como se a sua mente já soubesse que a hora está próxima e lhe impulsionasse a organizar as pendências lhe dando uma injeção de ânimo.