34 crianças vão parar na emergência todo dia por causa do mau uso do cotonete
Veja o que especialistas falam sobre o cotonete! Você vai mudar sua opinião.
Erika Strassburger
O hábito de limpar os ouvidos com cotonete, tão comum em tantos lares, não é inofensivo como pensamos.
Um artigo científico publicado recentemente no periódico The Journal of Pediatrics revela números alarmantes sobre lesões pediátricas provocadas pelo mau uso dos cotonetes. Estima-se que, entre 1990 e 2010, mais de 250 mil crianças e jovens foram tratados por lesões de ouvidos nos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 34 crianças vão parar na emergência todos os dias por esse motivo.
Em torno de 70% das lesões ocorreram durante a limpeza do ouvido. Entre as demais, estão as provocadas enquanto as crianças estavam brincando com cotonete e por quedas enquanto havia uma haste inserida no ouvido.
Perigos reais
O mau uso ou acidente com um cotonete pode não apenas machucar a parede do ouvido e o tímpano, como ocasionar a sua perfuração e até mesmo a perda da audição.
Perda da proteção natural
O organismo produz cera por uma razão sábia: ela proporciona uma lubrificação natural do ouvido, além de protegê-lo contra a entrada de partículas de sujeira, poeira, grãos de areia – que ficam presos na cera caso adentrem o ouvido.
O organismo trata de, sem a nossa ajuda, eliminar o excesso de cera. Portanto, ao removê-la estamos retirando muito além do excesso, removemos a cera de que nosso ouvido ainda precisa. E o privamos, dessa forma, dessa proteção tão importante.
Segundo artigo da Exame, “quando a cera seca, cada movimento do maxilar, seja pela mastigação de alimentos ou pela conversa com amigos, ajuda a trazer a cera velha para fora pela abertura da orelha”.
O cotonete também empurra a cera e impede que ela saia naturalmente
Ao introduzir o cotonete no ouvido, a pessoa não está apenas removendo a sua proteção natural, mas empurrando a cera em direção ao tímpano, o que impede que o seu excesso saia naturalmente. Com o tempo, a cera acumulada seca e provoca diminuição da audição.
E se a cera não sair sozinha?
Segundo artigo publicado na Veja, cerca de 2% das pessoas (geralmente adultos) têm dificuldade de eliminar a cera sozinha. Neste caso, o correto é buscar um profissional de saúde para solucionar o problema.
Até onde podemos limpar?
Estamos “autorizados” a limpar apenas o que sai do canal do ouvido para fora. Então, o limite de “invasão” do canal pode ser determinado pelo alcance do dedo indicador. Mas não vale usar o dedo indicador de uma criança.
Dê adeus àquela mania de manter seus ouvidos (e o de seus filhos) perfeitamente limpos, ou de dar aquela coçadinha gostosa com o cotonete. O que parece tão bom, na verdade, está colocando sua saúde em risco.