4 coisas sobre a Segunda Vinda de Cristo que precisamos saber para não sermos enganados
Muitos cristãos não conhecem suficientemente as profecias sobre o retorno de Cristo. Aqui estão 4 esclarecimentos necessários.
Erika Strassburger
Uma das doutrinas mais empolgantes do cristianismo é a Segunda Vinda de Cristo, quando Ele retornará à Terra para dar fim a toda tristeza, doença e maldade. Quando Ele virá reinar sobre nós durante mil anos (Apoc. 20:6) e, findo esse tempo, transformará essa Terra na Sua e na nossa morada eterna.
Leia: O verdadeiro motivo porque Jesus morreu na cruz por você
É um evento muito aguardado, principalmente por aqueles que não suportam mais tanta maldade, tanto sofrimento. Esse tema gera, por vezes, alguns mal-entendidos. Cristo sabia que isso aconteceria, por isso alertou-nos: “Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.” (Lucas 21:8)
Para não sermos enganados, o melhor a fazer é conferir o que dizem as escrituras sagradas. Abaixo estão 4 informações importantes que precisamos saber:
1. Ele não nascerá novamente, mas voltará da mesma maneira que partiu
Quando criança, lembro-me de alguns cristãos dizendo que quando Jesus viesse à Terra novamente, Ele poderia bater à nossa porta como uma criança carente, ou se apresentar como um mendigo. Hoje em dia, alguns ainda cogitam a possibilidade de Jesus nascer novamente. Porém, a Bíblia refuta facilmente essa ideia.
Logo após sua ressurreição, Jesus retornou à Terra e permaneceu ministrando entre o povo durante quarenta dias (Atos 1:3). Findo esse período, Ele partiu. Atos 1:9 descreve a forma como isso aconteceu: “Vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”.
Algo muito importante foi dito por dois anjos que se puseram de pé em frente aos Apóstolos que O observavam ascender ao céu: “Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). Então é de cima que Jesus virá, do céu. Ele virá sobre as nuvens.
Leia: 3 princípios básicos para guiarmos nossa vida através dos ensinamentos de Jesus Cristo
2. Ele virá em poder e grande glória
Há dois mil anos, o Filho de Deus nasceu nesta Terra em condições precárias. Levou uma vida simples e, embora só tenha feito o bem, foi humilhado, espancado, julgado e condenado injustamente à morte.
Quando vier pela segunda vez, será bem diferente! Ele virá dos céus, triunfante, com poder, majestade e grande glória (Lc. 21:27). E, com ele, uma multidão de anjos. Ele jamais será escarnecido novamente, pois todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Cristo (Filip.2:10-11).
3. Ele não retornará antes que todos os sinais e profecias se cumpram
Embora Jesus não tenha revelado o dia exato do seu retorno, Ele nos deu sinais que apontam a época em que isso acontecerá. Ele disse: “Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” (Mt. 24:32-33)
Alguns sinais de sua vinda estão descritos em Mateus 24:
-
Surgirão falsos cristos.
-
Guerras e rumores de guerras.
-
Nação se levantará contra nação, reino contra reino.
Advertisement -
Fome, doenças, terremotos em vários lugares.
-
Os cristãos serão odiados por causa do Seu nome.
-
As pessoas se odiarão, trair-se-ão, serão escandalizadas umas pelas outras.
-
Surgirão falsos profetas que enganarão a muitos.
-
A iniquidade se multiplicará.
Advertisement -
O amor esfriará.
-
O Evangelho do reino será pregado em todas as nações.
A maioria desses sinais já está se cumprindo, mas ainda há outros que se cumprirão. Podemos encontrá-los descritos em Ezequiel, Zacarias, Apocalipse e outros livros da Bíblia.
4. A Segunda Vinda NÃO pegará todos de surpresa
A seguinte escritura tem sido mencionada pelos que defendem que todos serão pegos de surpresa: “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1 Tes. 5:2). Assim como o ladrão chega sem avisar e nos pega de surpresa, a Segunda Vinda pegará, sim, muitos desprevenidos, mas SOMENTE aqueles que não estiverem acompanhando o cumprimento das profecias.
Vejam o que dizem os próximos versos: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia… Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios” (1 Tes. 5:4-6). Ou seja, só será pego de surpresa aquele que não estiver vigiando.
O profeta Malaquias refere-se à Segunda Vinda de Cristo como “grande e terrível dia do Senhor” (Mal. 4:5). Em Atos 2:20 esse dia é chamado de “grande e glorioso”. Como algo pode ser glorioso e terrível ao mesmo tempo?
Esse evento será terrível àqueles levam uma vida dissoluta, que trapaceiam, traem, mentem e cometem toda sorte de iniquidade. Para aqueles que levam uma vida digna, limpa e se esforçam para serem melhores dia após dia, esse dia será grandioso, um dia de vitória e paz.
Que possamos estudar mais sobre esse grande evento para não sermos enganados. E, acima de tudo, que possamos conhecer mais a vida e os ensinamentos do Salvador, e colocar nossa vida em ordem, para que quando Ele retornar, aquele grande dia seja glorioso e feliz para nós.
Leia também: Como ser um cristão mais cristão