4 elogios mágicos para aumentar a autoestima de seus filhos
A autoestima de uma criança pode ser esmagada facilmente. A boa notícia é que ela pode ser aumentada com a mesma facilidade.
Damara Simmons
Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em ldsparentstoolshop.com e foi republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Erika Strassburger.
Seus filhos são bombardeados todos os dias por mensagens que influenciam a forma como eles se sentem sobre si mesmos. Isso influencia sua autoestima – como eles se sentem sobre seus atributos íntimos ou sobre quem são.
A autoestima de seus filhos é frágil e pode ser esmagada com mensagens negativas ou aumentada com mensagens positivas. Como pai ou mãe você tem a maior influência sobre a autoestima deles, tanto negativa como positivamente. A escolha é sua.
Leia: 5 soluções para restaurar a autoestima das suas filhas
Aqui estão 4 elogios mágicos que irão impulsionar a autoestima de seus filhos de forma positiva e saudável.
1. “Você é corajoso”
Quando seus filhos mostrarem coragem, tire uns minutinhos para lhes dizer isso. Eles experimentam todos os dias coisas novas e aprendem novas habilidades que exigem coragem. Diga: “Você mostrou coragem quando…”, ou “Você é corajoso quando…”. Aqui estão alguns exemplos de quando seus filhos mostram coragem para que você possa elogiá-los:
Ingressam em uma nova turma ou classe.
Tentam um novo esporte.
Fazem um recital.
Mantêm-se firmes diante da perseguição de colegas e valentões.
Lidam com seus medos.
Incentive seus filhos a serem corajosos. Quando eles estão temerosos acerca de si mesmos, lembre-os de que eles já mostraram coragem antes e podem fazê-lo novamente. Quando você destaca a coragem que demonstraram, eles se sentirão bem sobre si mesmo e isso elevará sua autoestima.
2. “Você melhorou”
Seus filhos provavelmente mostram melhoras a cada dia. Tire alguns minutinhos para observar em que houve melhoras e ressalte-as, dizendo: “Eu vi o quanto você melhorou em…” Aqui estão algumas situações em que seus filhos podem regularmente mostrar que melhoraram:
Estudos.
Comportamento.
Esportes.
Gerenciamento do tempo.
Responsabilidades pessoais.
Conforme você tenta identificar seu progresso, ele se tornará mais evidente. Relate a seus filhos suas melhoras, uma a uma, e você verá sua autoestima crescer diante de seus olhos.
Leia: Como incentivar a autoestima nos filhos
3. “Você deu duro”
Quando seus filhos trabalharem arduamente em alguma coisa, ressalte seus esforços. Lembre-se de que algo que é fácil para você pode não ser fácil para eles. Aqui estão algumas circunstâncias em que você pode dizer: “Eu vi como você deu duro para…”
Completar uma tarefa.
Terminar um projeto escolar.
Aprender uma nova canção.
Tirar uma nota alta.
Resolver uma tarefa difícil.
Seus filhos gostam quando você ressalta seu trabalho duro e sentem-se bem acerca de si mesmos. Isso os encoraja a se esforçarem novamente no futuro.
4. “Você mostrou automotivação”
A maioria dos pais quer que seus filhos sintam-se motivados sem precisar lhes dizer tudo o que precisam fazer. Quando seus filhos demonstrarem automotivação, tire um tempinho para ressaltá-la. Isso os ajudará a entender o que significa automotivação e como se sentem ao estarem automotivados. Aqui estão algumas situações para dizer “Você mostrou automotivação quando…”:
Fez a lição de casa sem precisar ser lembrado.
Terminou toda a tarefa sozinho.
Contribuiu sem que lhe fosse pedido.
Estudou mais e melhorou as notas.
Cuidou de seus irmãos enquanto eu estava ocupada(o).
Seus filhos querem sentir-se bem consigo mesmos. Quando você tira uns minutinhos para ressaltar as coisas positivas que estão fazendo, de maneira específica e descritiva, eles refletem: “Estou me sentindo bem comigo mesmo, quero fazer isso de novo.”
Quando seus filhos têm uma alimentação saudável, uma autoestima positiva, eles se sentem confiantes e capazes. Não é isso que todos os pais querem para seus filhos?
Leia: A frágil autoestima e as crianças tiranas