5 coisas que bagunçam os hormônios das mulheres
Segundo os especialistas, há motivos suficientes para muitas mulheres sofrerem com mudanças de humor, irritabilidade, dores e mesmo transtornos mentais, devido aos muitos problemas no ciclo hormonal feminino.
Roberta Preto
Segundo os especialistas, há motivos suficientes para muitas mulheres sofrerem com mudanças de humor, irritabilidade, dores e mesmo transtornos mentais, devido aos muitos problemas no ciclo hormonal feminino que passa por diversas oscilações.
Aqui estão 5 coisas que bagunçam os hormônios das mulheres:
1. Mudanças hormonais
De acordo com o Dr. Sylvio Provenzano, devido as alterações hormonais, o público feminino está acostumado a lidar por fases distintas, orgânicas e emocionais todos os meses. E, por causa dessas oscilações, a mulher pode tornar-se mais sensível ou mesmo estressada em períodos pré-menstrual e pós-menstrual, pois o ciclo hormonal interno feminino tende a criar consideráveis mudanças, como irritabilidade, sonolência, dores abdominais e sensação de inchaço.
2. Perda de hormônios
Segundo o clínico geral e endocrinologista do Hospital dos Servidores do Estado, Dr. Silvio Provenzano, os hormônios femininos influenciam muito na rotina diária de uma mulher. Eles regulam o ciclo menstrual. Essas influências são tão fortes que podem alterar o humor, o sono e o peso. Pois, são substâncias fundamentais para manter equilibrada a saúde da mulher e a ausência deles gera um desequilíbrio hormonal e também a existência de alguma disfunção, o que pode acarretar a perda da energia sexual (perda da libido), já que os hormônios estrogênio e progesterona são produzidos pelos ovários.
3. TPM
A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual é muito comum entre as mulheres, isso ocorre quando há um desequilíbrio hormonal durante a fase de reprodução. Geralmente, durante o ciclo menstrual, 40% das mulheres passam por alterações físicas e de humor também e, infelizmente, essas transformações se ocasionam na primeira menstruação até a menopausa.
Lembre-se que a TPM não afeta órgãos específicos, ainda que surjam alterações sintomáticas, o que pode ocorrer mesmo são possíveis interferências bioquímicas.
4. Menopausa
Normalmente, é na menopausa que a mulher tende a perder significativamente os níveis de estrogênio, isso pode gerar um ressecamento da pele e mucosas, perda da libido e dispareunia, ocasionando muita dor durante a relação sexual.
Lamentavelmente, essa perda pode acelerar a perda da massa óssea, por isso que surge a incidência de osteoporose com mais frequência em mulheres no período da menopausa.
Dependendo do quadro, a mulher precisa passar por um processo de reposição hormonal.
5. Transtornos mentais
Segundo o psiquiatra Joel Rennó Junior, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, existe uma conexão direta entre doenças mentais e o ciclo reprodutivo feminino, pois nesse período de mudanças hormonais é muito comum o surgimento de transtornos mentais.
O psiquiatra Rennó esclarece que há um número de mulheres geneticamente predisposta a desenvolverem esses sintomas psíquicos, principalmente em fases de maior oscilação hormonal, geralmente são típicos do ciclo reprodutivo feminino, como pré-menstruação, pós-parto e perimenopausa (são os cinco anos antes da menopausa).