5 coisas que você deve fazer antes de morrer
Se você pudesse escolher, quais seriam seus últimos pedidos antes de morrer? E se não houvesse tempo para isso? O que você faria?
Cibele Carvalho
Sua sentença está decretada, não há como mudar seu destino, nada mais pode ser feito, você irá morrer! Você sabia que esse dia chegaria, todos nós sabemos, mas não imaginava que ia ser tão rápido, não é mesmo?
Mas, infelizmente, seu dia chegou, naquele acidente terrível que nunca concebia acontecer com você, através daquela doença que descobriu tardiamente, ou porque estava passando por aquela rua naquele momento do assalto…
Outras razões e circunstâncias alheias a sua vontade podem sim antecipar a morte, a sua morte, a morte de alguém que você tanto ama que hoje saiu de casa sem se despedir.
Precisamos lembrar desses fatos reais e de situações ao nosso redor que nos fazem valorizar a vida que recebemos, mais um dia que nos é permitido viver, nova oportunidade para arrependimentos e mudanças, uma nova chance para o amor!
Por isso, repense hoje a sua vida. A seguir, acompanhe algumas ações que você deveria praticar antes de morrer para que sua vida aqui possa ser vivida plenamente e alegremente como você merece.
Leia:
1. Forme a sua própria família (casar e ter filhos)
Poucas coisas na vida podem nos trazer uma alegria mais completa e significativa do que quando nos tornamos pais. Não há palavra que possa descrever ou sentimento que possamos usar que se adeque às sensações de ter um filho, um herdeiro, alguém para seguir os nossos passos.
Por isso, todas as pessoas do mundo que podem e têm ao seu alcance esse poder e dom divino, deveriam usá-lo enquanto há tempo, amanhã pode ser tarde demais, seu cônjuge pode não estar mais ao seu lado, ou sua saúde pode não estar tão preparada. Decida hoje ser mais feliz, encontrar a verdadeira felicidade através de um outro ser em sua vida, um encantador e celestial bebê.
2. Pare de reclamar da vida e dos problemas
“A felicidade não depende das condições externas, e sim das internas.” (Dale Carnegie)
Precisamos, enquanto ainda temos tempo, reforçar nossa capacidade de atravessar tempestades e encontrar porções de alegria em quaisquer circunstâncias da vida; podemos fazer com que a felicidade seja parte do nosso cotidiano e não somente algo para um destino futuro que dependa de alguém ou de algo para acontecer.
Podemos e devemos encontrar nas nuvens de chuva algo de belo e agradável, podemos deixar de fazer tempestades com elas e transformá-las em um belo pôr do sol, afinal nosso futuro está em nossas mãos, em nossa mente e em nosso coração, decida viver mais feliz e menos mal-humorado.
3. Realmente aproveite os momentos (com as pessoas que você ama)
“Depois de algum tempo você aprende que… O que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida… Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… Por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.” (O menestrel – Shakespeare)
Depois dessa citação pouco precisa ser comentado, mas sim refletido, pensado e ponderado. O que realmente importa, ter razão ou ter paz? Amar ou brigar? Conquistar ou aproveitar?
Pode ser nossa última oportunidade de amar, de declarar nosso amor, de cuidar dos nossos pais, avós, primos, tios, filhos, cônjuges. Não desperdicemos nosso tempo com discussões inúteis sobre o que já passou, aproveite o momento.
Leia: Aproveite o momento: Um tempo que não volta mais
4. Pare para realizar seus sonhos e desejos malucos
Aperte a tecla “pausa” que existe em seu corpo, freie seu motor pessoal, arrume tempo para você, para realizar seus desejos e seus sonhos, não coloque empecilhos, apenas faça.
Se não sabe o que sonhar, comece a descobrir, viaje em seu interior, conheça a si mesmo.
Não importa se muitos acharem maluco ou descabido, realize, busque toda coragem que estava guardada pronta para ser usada e esgote suas energias em seus sonhos e desejos. Viva intensamente, aproveite sua saúde.
5. Perdoe a todos os que lhe tem ofendido
“Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo… que não importa quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte.”(O menestrel)
Tal como ouvimos na oração mundialmente conhecida, carecemos aprender a perdoar a todos os que nos tem ofendido, não apenas aquelas ofensas pequenas e simples, mas também as maiores e mais graves, afinal quando nos encontrarmos com Deus para sermos julgados, haverá muitos pecados a serem ainda perdoados. E nós, teremos nossa quota de perdões guardadas para serem trocadas nesse dia?
Nunca deixe para amanhã algo que você pode ou precisa fazer hoje, amanhã pode ser tarde demais.
Ame mais intensamente, ria mais, perdoe sempre! Escolha ser feliz todos os dias.
Leia: 10 coisas que você precisa escrever antes de morrer