5 emergências a observar quanto à saúde do bebê

Na dúvida, quando se tratar de uma dessas questões de saúde, busque auxílio médico levando seu pequeno até a emergência mais próxima com URGÊNCIA!

Renata Finholdt

Pronto, já se passaram os nove meses de gravidez e seu bebê já está aí, pertinho de você e sua família, mas e agora, como determinar em quais momentos você deve procurar ajuda médica quando seu bebê aparentar alguma coisa diferente?

As 10 doenças mais comuns que são herdadas geneticamente

Alguns casos merecem atenção especial, conheça alguns e fique alerta para o caso de precisar buscar auxílio médico:

1. Febre alta

A febre em bebês com menos de três meses é motivo de alerta, principalmente se ela for acima dos trinta e oito graus. Bebês até três meses ainda não tomaram todas as doses de vacinas que ajudam a prevenir doenças, desta forma algumas doenças muito ruins podem acometer os pequenos.

Se perceber apatia e febre alta, procure um pediatra ou a emergência médica com urgência.

Advertisement

Já para os bebês acima de três meses o indicado é contatar o pediatra do pequeno e verificar qual antitérmico é o mais indicado. Provavelmente ele pedirá que observe a criança e leve para uma consulta a fim de verificar o motivo pelo qual a febre surgiu. Porém, não deixe de contatá-lo para saber as providências que ele lhe indica neste caso.

2. Quedas

Inicialmente é preciso determinar se o bebê está respirando, se notar qualquer dificuldade neste sentido chame a emergência médica com urgência. Caso ele esteja respirando normalmente verifique se há alguma indicação de fraturas, hematomas, inchaço, dor ao toque ou choro excessivo. Caso perceba qualquer uma destas reações procure ajuda médica.

3. Ingestão de objetos

Quando um bebê ingere um objeto, por menor que seja, é preciso levá-lo à emergência médica para que o especialista possa examinar e verificar a necessidade de exames ou como o objeto será expelido.

Pequenas baterias, por exemplo, são extremamente tóxicas e podem queimar o esôfago do bebê. Caso algo assim aconteça não perca tempo, corra para a emergência médica mais próxima.

4. Alergias alimentares

As crises alérgicas podem ser muito graves e levar a um tipo de asfixia. Se perceber dificuldade respiratória, vermelhidão, inchaço, lábios roxos ou azulados ligue para a emergência para ser ajudada com relação aos primeiros socorros.

Advertisement

4 soluções para a alergia alimentar do seu filho

5. Envenenamento

Produtos de limpeza, medicamentos e qualquer produto químico podem causar envenenamento, se o seu bebê ingerir qualquer uma destas coisas é preciso ligar para o controle de intoxicações e verificar o que deve ser feito, além de se dirigir rapidamente ao pronto atendimento mais próximo.

Os 4 maiores erros dos pais em relação à saúde do bebê

É importante ter o contato de seu pediatra sempre bem registrado para que ele também possa ser contatado a fim de lhe dar indicações sobre o que fazer em cada caso.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.