5 sinais de que vocês devem sair de um relacionamento e 4 ocasiões em que devem esperar

Vocês não sabem se devem sair de seu relacionamento? Aqui estão alguns sinais de alerta de que pode ser a hora.

Wendy Jessen

Embarcar em relacionamentos nem sempre é fácil. Vocês começam como estranhos, conhecem um ao outro e, em seguida, decidem se gostam um do outro o suficiente para ficarem juntos. Mas, às vezes, há fortes razões para não permanecer nessa relação.

“A pessoa com quem você escolhe passar a vida pode até mesmo determinar o que você irá alcançar em sua vida profissional. O parceiro certo faz toda a diferença. É sempre difícil decidir quando sair versus quando ficar e resolver o problema – suas emoções tornam difícil ser objetivo”, afirmou a especialista em relacionamento Susan Trombetti.

Para tornar mais simples a decisão de quando ficar ou quando ir, Suzan descreveu algumas situações que são “a gota d’água”, e algumas questões solucionáveis.

Será a “gota d’água” para o seu relacionamento quando:

1. O outro não tem interesse em compromisso, enquanto para você é algo importante

Por que ficar com alguém que não quer se comprometer com vocês? Talvez eles mudem de ideia, mas vocês não poderão mudá-los (veja o número 2). Se vocês estão interessados em casamento e eles não, provavelmente não irá acontecer. Vocês devem encontrar alguém que queira se comprometer com vocês e com o relacionamento.

Advertisement

Leia: 8 formas de descobrir se ele não quer assumir compromisso

2. Vocês acham que podem “consertar” algo no outro

Tenho uma notícia para lhes dar: As únicas pessoas que podem mudar são vocês mesmos. Então, se vocês acham que podem entrar ou permanecer em um relacionamento e mudar seus parceiros, estão enganados. Somente se eles quiserem mudar, eles tentarão realmente mudar. Se algo primordial precisa de conserto, vocês estarão bem melhor fora desse relacionamento.

3. Há uma grande falha de caráter

Se seus companheiros forem viciados em droga, tiverem problemas com alcoolismo, tinham o hábito de trair no passado ou estão traindo atualmente, ou tiverem o terrível e constante hábito de mentir, vocês podem desejar correr para longe disso. Se eles estiverem dispostos a resolver o problema com ajuda profissional, reconsiderem a relação somente depois de eles terem realmente mudado.

4. Há ciúme excessivo e falta de confiança sem motivo

Se eles ficam enciumados por vocês conversarem com outras pessoas, mantêm vocês em “rédeas curtas” em relação a suas amizades, seu tempo fora de casa é monitorado ou vocês não têm nenhuma privacidade (telefones, diários, computador etc.), pode ser um imenso sinal de que vocês não estão em um bom relacionamento. Relacionamentos exigem confiança. Vocês não podem basear um relacionamento em ciúme e desconfiança.

Leia: 6 razões pelas quais você está definitivamente despreparado para casar-se

Advertisement

5. Qualquer tipo de abuso estiver presente – verbal, físico ou sexual

Qualquer forma de abuso direcionada a vocês ou a uma criança nunca deve ser aceita – jamais. Ninguém merece ser tratado de forma abusiva, ainda que o abusador diga que a culpa é sua. Menosprezar, xingar, bater, controlar, manipular e qualquer outra coisa que fizer vocês se sentirem menos do que são, é abuso. Mesmo dentro de um casamento, se vocês não consentem em ter relações sexuais e acabam sendo forçados a isso, trata-se de abuso sexual. Peçam ajuda da família ou de amigos para saírem dessa situação – AGORA. Se for necessário, procurem um abrigo para as vítimas. Abuso de qualquer natureza nunca é aceitável.

Os quatro casos a seguir não precisam ser “a gota d’água” em seu relacionamento. Tirem algum tempo para trabalhar neles antes de desistirem.

1. Quando estão passando por uma fase difícil

Todos os relacionamentos fortes passam por situações difíceis. Trabalhem juntos para melhorar seu relacionamento enquanto vocês superam as dificuldades.

2. Infidelidade – SE ambos estão dispostos a trabalhar juntos para curar a relação

É algo complicado porque há tanta traição e perda de confiança! As circunstâncias pessoais devem ser consideradas, mas elas não têm que ser motivos para pôr fim ao relacionamento. (O hábito de trair é uma história bem diferente. Releia o ponto 3 – falha de caráter).

3. Uma grande briga

Se não foi por algo maior, trabalhem nisso, perdoem, peçam desculpas e vão em frente juntos. Uma briga não significa que está tudo acabado.

Advertisement

Leia: Como recuperar uma relação desgastada pelas brigas

4. Quando a chama do romance se apaga

Se vocês se veem mais como amigos do que amantes, é hora de cortejar um ao outro como fizeram quando se apaixonaram. Saiam sozinhos para namorar. Façam uma viagem juntos – sem os filhos. Escrevam cartas de amor um para o outro. Comprem a seus cônjuges um presente especial, só por comprar. Deem-se as mãos, beijem-se. Ou, então, invistam tempo em redescobrir sua conexão íntima.

Na maioria dos relacionamentos os desafios podem ser superados com trabalho árduo, amor, perdão e desculpas – desde que vocês trabalhem em conjunto com seus cônjuges.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 signs you should leave a relationship and 4 times you should wait

Toma un momento para compartir ...

Wendy Jessen

Em seu "tempo livre", ela gosta de ler (ou ouvir livros de áudio uma vez que ela não tenha tempo para ler), escrever, bloggar, exercitar-se, ensinar a língua de sinais, interpretar para surdos, e passar tempo com seu belo hubbie, Rick. É autora de vários e-books, inclusive, "Positive Parenting: Desenvolvimento de Disciplina sem gritar, irritante, Spanking ou Time-Outs" (www.firstratefamily.com), "Língua de sinais para Bebés e além", (www.signing4babies.com), "Tradições e Rituais felizes de família" e "Celebrando a maternidade", (www.celebratingmother.com) Você pode se inscrever on-line para o boletim gratuito "Positive Parenting" em www.firstratefamily.com