8 formas de lidar com as visitas do pai e ex-cônjuge a seus filhos

O casamento acabou, mas vocês sempre terão algo importante em comum: os filhos. E você precisa se acostumar que terá de vê-lo com frequência. Veja quais as melhores atitudes que você deve tomar.

Erika Strassburger

É triste ver a destruição de uma família, principalmente quando há crianças envolvidas. Todos sofrem de uma forma ou outra. No entanto, os mais prejudicados sempre são os filhos.

A Psicopedagoga Christiane Lima afirma que“durante esse período [o da separação] é fundamental que a atenção dada[às crianças] seja redobrada. O comportamento delas[desobediência, tristeza, rebeldia, insônia, entre outros] pode evidenciar como esse momento delicado está sendo emocionalmente processado.”Atitudes egoístas ou cheias de mágoa, por parte dos pais, tendem a agravar a situação.

Quando um casal, por algum motivo, decide romper a relação, precisa empenhar todos os esforços na tentativa de poupar os filhos de mais sofrimento. Não importa o que tenha acontecido que os tenha levado ao divórcio, se a separação envolveu muitas brigas, se ainda há feridas abertas – para o bem dos filhos, tudo isso precisa ser deixado para trás.

A dissolução do casamento não vai afastar o casal da presença um do outro definitivamente. Eles precisam ter em mente que, devido aos filhos que tiveram juntos, será necessário o contato entre eles por longos anos, senão pela vida toda.

Por isso, quanto mais eles se esforçarem visando curar as feridas que ainda estão abertas, mais fácil e pacífica será a convivência entre eles e, por conseguinte, mais rapidamente seus filhos se acostumarão à nova realidade familiar.

Advertisement

Daremos algumas sugestões que poderão ajudá-la a lidar com a presença constante do seu ex-marido, quando ele visita ou vem buscar os seus filhos:

1. Seja agradável e respeitosa com ele

Como já foi dito, as mágoas precisam ser deixadas de lado. Não faça cara feia quando ele chegar. Não o trate com rispidez. Seus filhos ficarão tristes se você nutrir sentimentos hostis pelo pai deles. Tente ser agradável, se esforce para isso. Da mesma forma, trate-o com respeito. Você precisa ensinar a seus filhos, pelo exemplo, que eles devem respeito ao pai.

2. Não discuta pendências na frente dos filhos

Os momentos de visita devem ser momentos felizes. Lembre-se de que seus filhos não podem mais desfrutar da companhia constante do pai. Por isso, contribua para que esse momento seja muito agradável para eles. Se tiver que conversar sobre pendências, faça isso outra hora, longe das crianças.

3. Deixe que os filhos desfrutem todo o tempo reservado para ficarem com o pai

Alguns casais se separam, mas continuam amigos. Muitas vezes, nos dias de visita, os dois ficam conversando ou tratando de alguns assuntos, e os filhos acabam não podendo aproveitar o momento com o pai. Muitos pais moram em outras cidades e só podem visitá-los aos finais de semana. Evite tirar esse tempo tão precioso que seus filhos têm com ele. Se precisar falar algo com o ex, ou se desejar conversar, marquem um outro horário.

4. Reforce o entusiasmo dos seus filhos em relação às visitas

Os filhos ficam muito ansiosos pelos dias de visita. Reforce seu entusiasmo fazendo comentários positivos ou agindo de forma a apoiar tais sentimentos.

Advertisement

5. Incentive a ligação entre seus filhos e o pai deles

Você precisa apoiá-los no amor que sentem pelo pai. Se porventura estiverem magoados com o pai porque ele foi o culpado pela separação, tente ser compreensiva com suas emoções, porém não apoie tais sentimentos. Incentive-os a perdoar o pai e a esquecerem o que aconteceu. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que reconheçam que, apesar da mágoa, eles ainda o amam.

6. Não tente limitar ou impor regras desnecessárias às visitas

Algumas mulheres magoadas acabam usando seus filhos para atingir o ex-marido. Elas acabam sendo inflexíveis com horários de visitas ou criando empecilhos para as visitas. Lembre-se de que os mais prejudicados serão seus filhos.

7. Dê bons conselhos a eles

Incentive-os a respeitarem a namorada ou a nova esposa do pai, assim como devem respeitar o próprio pai. Incentive-os a se comportarem educadamente quando estiverem com eles, assim como você os ensina a se comportarem quando estão com você. Dê um bom exemplo de equilíbrio e empatia.

8. Não fique com interrogatórios após as visitas

Muitas mães pressionam seus filhos a lhe contarem, detalhadamente, sobre o que fizeram enquanto estavam com o pai. Segure a curiosidade. Pergunte-lhes somente como foi o passeio, se eles se divertiram, se estão felizes. Deixe que parta deles o desejo de compartilhar os detalhes do que fizeram.

Com o tempo as feridas de um relacionamento desfeito acabam cicatrizando. E acaba tornando-se possível não somente uma relação pacífica, mas uma relação de amizade entre os ex-cônjuges. Esforce-se para que a sua relação com ele tome esse rumo. Faça isso pela felicidade dos seus filhos e pela sua.

Advertisement

Leia também:

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.