6 formas de destruir as férias da família
Veja, em 6 passos simples, como destruir uma viagem em família - e conheça as 6 virtudes essenciais para salvá-la.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
As férias são o descanso merecido de todo trabalhador, dona de casa ou estudante.
Escapar por um tempinho da rotina tem o poder de regenerar o vigor físico e mental de maneira quase que milagrosa.
Se as férias incluírem uma viagem em família, as coisas podem ficar ainda melhores (ou, muito piores!).
Para não arriscar transformar suas férias paradisíacas em um verdadeiro cruzeiro pelo purgatório, conheça 6 meios de arruinar uma viagem em família e 6 virtudes essenciais para conseguir reverter cada uma dessas situações:
1. Assuma a postura de sempre achar que suas ideias são melhores que as dos outros
Você sabe a melhor maneira de fazer as malas, o melhor caminho a tomar e como fazer qualquer coisa melhor do que qualquer um, certo?
Então, continue deixando isso claro para todo mundo e não estranhe se ninguém quiser ajudar quando for preciso.
Virtude essencial – paciência: ser paciente com as outras pessoas, mesmo que eles não façam tudo do seu jeito, dará a você a oportunidade de relaxar mais e ver as coisas de uma perspectiva diferente.
5 ideias criativas para sobreviver às férias em família
2. Insista que o seu conforto e bem-estar vêm em primeiro lugar
Se seu lema for “meu espaço, minhas coisas, meu conforto vem na frente de tudo e de todos”, pode estar certo de rumar no sentido da discórdia.
Virtude essencial – caridade: essa é a virtude de colocar os interesses do próximo acima de seus próprios interesses, mesmo quando não for conveniente para você.
Cada membro da família precisa fazer pequenos sacrifícios pelo bem-estar do grupo e para que todos possam aproveitar o passeio.
3. Não ligue para os sentimentos das outras pessoas
Durma até tarde, atrase para se arrumar, escute música bem alta nos momentos de descanso, dirija de modo imprudente e logo sua família estará rezando para que essas férias acabem o mais rápido possível.
Virtude essencial – bondade: a bondade anda muito próxima do autocontrole. Estar pronto no horário, escutar música com fones de ouvido e dirigir respeitando as normas de trânsito são apenas algumas formas de demonstrar que você se preocupa com o bem-estar das pessoas a sua volta.
24 dicas super úteis para curtir as férias em família com adolescentes
4. Brigue por qualquer coisa
Encontre o momento oportuno e comece a levantar antigas brigas de família, escolha aquele momento de tensão para “lavar a roupa suja” ou, simplesmente, encontre algum novo motivo para se ressentir e jogar isso na cara de alguém.
Só pra acabar de vez com as férias, faça com que um membro da família fique bancando o mediador da briga – que, aposto, era tudo o que ele mais queria fazer durante as férias.
Virtude essencial – capacidade de pacificar: “bem-aventurados os pacificadores”! Deixe as rixas de família em casa ao sair para viajar. Aproveite esse momento para se reconectar com seus familiares. Demonstre que os pequenos atritos que surgirem são menores em importância e o que for realmente importante, poderá ser resolvido quando voltarem para casa.
5. Se estresse além da conta
Faça um verdadeiro cavalo de batalha por toda e qualquer coisinha que não sair conforme o planejado (ou do seu agrado) e deixe todo mundo louco por conta disso.
Virtude essencial – gentileza: por mais perfeccionista que seja, aproveite as férias e desfrute o momento presente. A viagem pode prosseguir mesmo que as coisas não saiam como o planejado. Faça um esforço para tratar a todos com gentileza e tudo ficará mais leve.
Sobrevivendo às férias e feriados prolongados em família
6. Fique carrancudo com frequência
Fique emburrado e faça questão de demonstrar que está infeliz.
Virtude essencial – alegria: provavelmente existirão momentos em que você se sentirá cansado e até mesmo irritado durante a viagem.
Pelo bem-estar de todos e de você mesmo, se esforce para ver o lado bom das coisas. Aconteça o que acontecer, desfrute!
Estragar uma viagem de férias é muito fácil. É até possível consertar a situação, mas é muito (MUITO!) melhor evitar.
Aproveite esse momento em família para relaxar, passear e cultivar memórias que serão relembradas com carinho por todos.
Com doses generosas de paciência, caridade, bondade, gentileza, alegria e o exercício da capacidade de pacificar, a viagem certamente será inesquecível.