6 lições que pessoas felizes já aprenderam

Você compara a sua vida com a dos outros e se sente frustrado? Esse artigo tem muito a lhe dizer.

Suely Buriasco

Você tem a impressão de que as outras pessoas são mais felizes do que você? Fica olhando fotos nas redes sociais de seus amigos sorrindo, curtindo férias ou comemorando vitórias e se sente frustrado? Acha que para os outros as coisas são mais fáceis do que para você? Acredite que tem muita gente pensando assim e sofrendo com isso também. O grande problema é que pensando assim é muito provável que você esteja sabotando a sua felicidade.

Preciso levantar aqui as seguintes questões:

  • Lembre-se de que as aparências enganam. É muito comum que pessoas infelizes se dediquem a fazer postagens que mostrem o contrário.

  • Você pode ver os resultados, mas não se esqueça que não sabe as ações que levaram essas pessoas às conquistas que, realmente, as fazem felizes.

A boa notícia é que você pode mudar esse estado de frustração observando algumas lições e, claro, colocando-as em prática.

Advertisement

1. Concentre-se em você mesmo

Deixe de perder tempo com a vida das outras pessoas e concentre-se no que você pode fazer para melhorar a sua. Coloque o foco em seu progresso pessoal e direcione suas energias para isso.

Assista ao vídeo: Atitudes mentais para a felicidade

2. Compreenda que a autoestima vem de dentro

Você é responsável pela forma como se sente sobre si mesmo. Pessoas felizes sabem que sempre existirão pessoas que não vão gostar delas, mas elas não se importam com isso. Sabe por quê? Porque sentem que estão fazendo o melhor que podem. Autoestima é resultado das ações em conformidade com os próprios valores.

3. Decida-se por ser feliz

Muitas pessoas ficam esperando algo extraordinário acontecer, colocam a expectativa da felicidade em desejos e, assim, perdem muitas oportunidades. Como disse Gandhi: “Não existe caminho para a felicidade… A felicidade é o caminho”. Coloque a sua felicidade em relação ao que você tem na vida e não no que você quer ter. Ser feliz tem ligação profunda com a gratidão.

4. Desapegue-se

Segundo esse site de psicologia: “De um modo geral, podemos dizer que as pessoas desapegadas são tranquilas, estão sempre em paz. Conhecem a sua verdadeira natureza e sabem que o fato e a possibilidade de perderem alguma posse ou se distanciarem de alguém, não vai mudar a sua verdadeira natureza”. Desapegar-se de coisas e pessoas é fundamental para o bem-estar.

Advertisement

5. Cerque-se de pessoas positivas

As pessoas com quem nos relacionamos influenciam muito na forma como conduzimos a nossa vida. Busque conviver com pessoas que falam e agem com otimismo e boa disposição, que buscam autoconhecimento e progresso. Seja cordial com todos, mas conviva com quem acrescente coisas boas em sua vida.

6. Seja autêntico

Felicidade para mostrar para os outros não é sentimento e revela, no mínimo, falta de amadurecimento. Aja sempre com sinceridade em todas as circunstâncias da sua vida e você se sentirá muito bem consigo mesmo. Seja absolutamente honesto(a) com a sua consciência.

Lembre-se de que você é livre para fazer suas próprias escolhas, para viver de acordo com seus próprios valores e para lutar pelo que acredita. Aprenda essas lições e faça acontecer a felicidade que você deseja.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.