6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira
Estudos comprovam: O segredo para um casamento duradouro está em seis sinais que surgem através de pequenas mudanças que podem fazer maravilhas.
João Martins
A jornalista Mignon McLaughlin uma vez afirmou que “um casamento de sucesso requer apaixonar-se muitas vezes sempre pela mesma pessoa”, mas como é isso possível? O que um casal pode fazer para manter inextinguível a chama do amor? Há seis pequenas palavras que são um sinal de que o seu casamento irá durar para toda a vida.
1. Companheirismo
Charles e Elizabeth Schmitz, psicoterapeutas e autores do livro “Building a Love that lasts” (Construindo um amor que dura), afirmam que “nos bons casais existe a tendência de ver o seu parceiro como o melhor amigo”.
A pessoa que amamos deve ser a primeira pessoa em quem pensamos quando desejamos partilhar algo, seja bom ou mau. Existe uma partilha que vai desde as questões mais íntimas até ao que aconteceu durante o dia de trabalho, mesmo os pequenos detalhes.
Leia: 5 formas de fazer seu cônjuge querer ficar para sempre
2. Interajuda
Na vida de um casal deve existir a interajuda. Apesar de a divisão de tarefas não ter de ser exatamente “a meio”, todos devem ajudar no trabalho doméstico (lavar a louça, limpar, arrumar, lavar o carro, etc.) e ajudar na educação dos filhos, como por exemplo, ajudar com os deveres da escola. Charles Orlando, autor do livro “The problem with women… is men” (O problema da mulher… é o homem), afirmou que “manter uma relação em que ambos falam honestamente caso se sintam sobrecarregados e não apenas reclamar caso algo não seja feito, leva a um fortalecimento da vida do casal”.
Quando cada um faz a sua parte e ajuda o outro quando é necessário o companheirismo irá aumentar e, como bônus, ninguém irá estar demasiado cansado ou com falta de tempo para fazer algo que faz sempre falta a um casal – namorar.
3. Espontaneidade
Quem não gosta de ser surpreendido? Não há nada mais frustrante do que uma vida presa à mesma rotina, onde não existem surpresas. Shauna Springer, doutorada e autora do livro “Marriage, for equals” (Casamento, para parceiros), afirmou que “o excesso de familiaridade é o inimigo do romance e, por isso, é essencial continuar a apostar em alguma mudança e crescimento pessoal”, ou seja, depois de se casar devemos continuar a tentar surpreender quem amamos, por exemplo, o marido pode inscrever-se em aulas de dança para, um dia, surpreender a sua esposa com uma dança durante um jantar romântico.
Surpreender o parceiro também pode ser feito usando de pequenas coisas como bilhetinhos românticos deixados em locais especiais para a pessoa que amamos os ler, ou oferecer um buquê de flores sem ser numa ocasião especial.
4. Comunicação
De acordo com uma pesquisa, casais que falam sobre os problemas, em vez de ignorá-los, apresentam um relacionamento mais forte do que casais que evitam falar. Falar sobre os problemas não tem, necessariamente, de ser uma discussão agressiva e com gritos; os problemas não devem ser ignorados mas, sim, falados e resolvidos.
Podemos comparar a uma panela de pressão que, para não explodir, é necessário manter uma válvula sempre aberta; com a vida de um casal é exatamente a mesma coisa – os problemas devem ser falados para se poder resolver e, mais importante, para a pessoa que amamos saber o que nos vai na alma e o que nos incomoda.
Leia: 10 sinais de que seu casamento durará para sempre
5. Paciência
Todos os casais passam por momentos bons e por momentos maus. Normalmente deixamos que sejam os momentos maus a definir o nosso futuro, mas, segundo uma pesquisa realizada em 2011, quando o casal acredita que a sua relação irá durar para sempre, independentemente do que possa acontecer, tem uma maior hipótese de sobreviver aos maus momentos do que um casal que não acredita que a sua relação pode durar para sempre.
Quando ambas as partes estão comprometidas a 100% pela felicidade da relação e, principalmente, focadas na felicidade da pessoa que amam, então encontrarão mais facilmente as forças para ultrapassar as dificuldades.
6. Inovação
Um estudo concluiu que casais que fazem coisas novas e diferentes juntos são mais felizes do que casais que se deixam cair na rotina. É normal ver jovens casais saindo, indo a um jantar a dois, passeando e até surpreendendo a pessoa que amam, mas, o que infelizmente acontece na generalidade dos casos, é que ao longo dos anos a rotina começa a ter mais força. O namoro deve continuar mesmo depois de décadas de casamento.
Ter uma noite por semana apenas para o casal, para que possam sair e se divertir, pode ser um primeiro passo para quebrar uma rotina. A inovação também pode passar por pequenas surpresas, como se falou no ponto 3. O que não se deve permitir é que a rotina se torne demasiado confortável.
Os sinais de que estão vivendo uma vida feliz a dois estão, então, resumidos nestas seis simples palavras: companheirismo, interajuda, espontaneidade, comunicação, paciência e na inovação. O segredo está em nós mesmos e, também, nas pequenas mudanças no dia a dia que, apesar de pequenas, elas podem fazer maravilhas no seu casamento.
Leia: 12 formas de construir um casamento feliz e duradouro