6 sintomas de infecção urinária em mulheres; o que fazer para evitar complicações

1 em cada 5 mulheres sofrem de uma infecção urinária pelo menos uma vez na vida. Veja os sintomas, como é contraída, o tratamento e como evitar as complicações perigosas.

Mariel Reimann

Se você é mulher, e quase não importa quantos anos você tem, provavelmente você já foi ou será vítima das incômodas e, às vezes, dolorosas infecções urinárias.

De acordo com as estatísticas da Fundação Nacional do Rim dos EUA, as infecções urinárias são a causa porque 10 milhões de pessoas vão ao médico todo ano, e 1 em cada 5 mulheres tem ou terá uma infecção deste tipo durante sua vida.

É extremamente importante que você saiba identificar os sintomas para receber o tratamento adequado e evitar as complicações que podem até afetar o funcionamento de seus rins.

O que é uma infecção urinária?

Este tipo de infecção ocorre quando as bactérias (germes) entram no sistema urinário (a bexiga), multiplicando-se. Embora a maioria destas infecções apenas afete e esteja localizada na bexiga (o órgão que coleta urina uma vez produzida pelos rins), às vezes, se a infecção não é tratada, as bactérias podem viajar para os rins.

Complicações

Se a infecção não for tratada adequadamente, as bactérias infectam os rins causando uma condição chamada pielonefrite. Este tipo de infecção pode ser perigosa e pode resultar em febre e dor nas costas.

Advertisement

Quais são as causas das infecções urinárias?

Embora nem todas as infecções urinárias sejam causadas pela mesma bactéria, aproximadamente 80 e 90 por cento são causadas por uma bactéria que vive nos intestinos.

De acordo com a WebMD, os sintomas são:

  • Uma sensação de ardor ao urinar.

  • Maior urgência para urinar, mesmo quando saem apenas algumas gotas ou uma quantidade mínima.

  • Dor ou pressão no abdômen inferior ou nas costas.

    Advertisement
  • Urina escura, com sangue ou mau cheiro.

  • Fadiga ou tremores.

  • Febre ou calafrios (isto é um sinal de que a infecção atingiu os rins).

O que fazer se você tiver todos ou a maioria destes sintomas?

A primeira coisa que você deve fazer é ir ao médico. Este tipo de infecção deve ser tratado com antibióticos na maioria dos casos, e seu médico é quem vai determinar sua condição através de um exame de urina.

Como evitar esse tipo de infecção?

As mulheres são mais propensas a ter infecções urinárias, já que a uretra feminina é muito menor que a dos homens. A bactéria e. Coli, que vive nos intestinos, pode ser transportada para a área da uretra e causar a infecção.

Advertisement

Para evitar esta infecção de acordo com a WebMD, você deve:

  • Esvaziar sua bexiga com a frequência que sinta a necessidade de ir ao banheiro. É muito importante que você tome o tempo necessário para garantir que você tenha deixado sua bexiga vazia.

  • Limpe-se da frente para trás.

  • Certifique-se de beber muita água.

  • Na hora do banho, é preferível que você tome uma ducha (usando o chuveiro) em vez de tomar um banho de banheira.

    Advertisement
  • Limpe sua área genital antes de ter intimidade.

  • Use o banheiro logo após ter intimidade para se livrar de todas as bactérias que tenham saído do lugar.

  • Na hora de escolher sua roupa íntima, é preferível usar algodão em vez de nylon. Manter a área genital limpa e seca é essencial para evitar esses tipos de infecções.

Alguns estudos sugerem que beber um copo de suco de cranberry por dia pode ser benéfico quando se trata de evitar essas infecções. O cranberry combate a proliferação de e. Coli (a bactéria responsável pela infecção na maioria dos casos).

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 6 síntomas de infección urinária en las mujeres; qué hacer para evitar complicaciones.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.