6 sintomas de que o glúten está lhe fazendo mal
Estes são os 6 sintomas de que o glúten está lhe fazendo, caso você seja intolerante ao glúten.
Roberta Preto
Algumas pessoas sentem diarreia crônica, dores de cabeça constantes, enxaqueca, dor abdominal, inchaço, gases, emagrecimento e até desnutrição. Tudo isso pode ser provocado por intolerância ao glúten.
O glúten é conhecido como um pedaço de proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e alimentos derivados. Devido a esta intolerância de processar o glúten, os indivíduos passam a sentir muitas dores e inchaços.
Entretanto, poucos são conhecedores dessa intolerância e devido a essa falta de conhecimento, pessoas passam anos sofrendo sem sequer buscar ajuda de um profissional especializado para orientá-los nesse assunto.
Quando as pessoas intolerantes ao glúten não se esforçam por bani-los de suas vidas, elas podem até desenvolver outras doenças, e isso tende a se agravar. É fundamental banir alimentos que contenham glúten da alimentação, caso haja intolerância, dessa forma é possível conquistar uma vida mais saudável e feliz.
Aqui estão os 6 sintomas de pessoas intolerantes ao glúten:
Dor abdominal
A dor abdominal, inchaço, diarreia crônica e gases são tudo resultado da intolerância ao glúten que muitas pessoas possuem, porém poucos estão cientes disso.
Quando as pessoas intolerantes ao glúten tomam a decisão de eliminá-lo de uma vez de suas refeições diárias, automaticamente esses incômodos desaparecem.
Enxaqueca
As pessoas intolerantes ao glúten tendem a ter muitas dores de cabeça, com também enxaquecas. Isso é ocasionado devido a um desequilíbrio nos processos inflamatórios do corpo, fazendo com que a função do sistema nervoso seja afetada.
Fadiga
Pessoas que sofrem com intolerância ao glúten jamais devem consumir trigo, cevada e outros alimentos derivados, pois eles terão dificuldades de concentração e também irão se sentir fatigados e fracos constantemente.
Desequilíbrios hormonais
Segundo alguns especialistas, a infertilidade, a síndrome do ovário policístico e a TPM podem ter alguma relação com a intolerância ao glúten, por isso muitos desses profissionais aconselham seus pacientes a não ingerem tais alimentos.
Problemas nas articulações
O glúten é um dos responsáveis por fazer o corpo exceder em seu nível de inflamação, geralmente as áreas mais afetadas tende a ser mãos e joelhos. Assim ele também faz com que se desenvolva reações prejudiciais, envolvendo principalmente as articulações, pois o consumo excessivo aumenta seu inchaço, provocando muita dor.
Desnutrição
Lamentavelmente pessoas com intolerância a glúten permanente são portadoras da doença celíaca, ela é genética, autoimune e uma condição crônica que afeta crianças e adultos.
A doença celíaca provoca atrofia da mucosa do intestino, ou seja, quando o celíaco consome um alimento com glúten, surge uma reação imunológica no intestino delgado, provocando essa lesão ou atrofia na mucosa, isso impede a absorção dos nutrientes. Essa é uma doença perigosa que pode provocar um câncer de intestino, caso não seja bem controlada.