Depressão é doença séria: Lidando com quem não entende o que é depressão

"Enquanto o Senhor faz os reparos, o restante de nós pode ajudar e ter misericórdia, não julgando e agindo com gentileza". Jeffrey R. Holland

C. A. Ayres

Se você suspeita ter depressão, leia o artigo Identificando e tratando a depressão que lhe ajudará a conhecer os sintomas, e siga as instruções do mesmo, buscando um médico psiquiatra capacitado que lhe ajudará com medicação para o seu caso específico. O artigo citado também explica o que é e o que não é depressão, ou seja, quando temos um dia ruim, uma situação de estresse, alguém que faleceu, uma briga com o cônjuge etc. Fatos desanimadores acontecem a todos nós todos os dias, mas ter depressão é diferente.

Uma vez confirmado o diagnóstico da depressão, cuide-se para ter qualidade de vida e não se entregue a essa doença. Depressão é uma doença psíquica e, como todas as outras doenças físicas, precisa de medicação, tratamento e acompanhamento.

Como entender a doença e viver melhor após o diagnóstico

Existem muitas coisas que você pode e deve fazer para viver da melhor forma que puder, mesmo lidando com a depressão. Para algumas ideias que farão a diferença e lhe trarão mais alegria e progresso, leia o artigo 30 ideias para aumentar sua autoestima instantaneamente.

Há também muitas razões porque as pessoas desenvolvem doenças psíquicas como depressão. Não lhe ajudará ficar se culpando ou lamentando os fatos, apenas cuide de você e ame-se a ponto de saber que há tratamento e você não precisa ficar sofrendo por isso. Procure ajuda profissional, se necessário, como a de um psicoterapeuta que faça o acompanhamento com a medicação. Isso é base para você viver melhor.

Situações que uma pessoa portadora de depressão irá encontrar

Uma vez constatada a doença, algumas situações poderão surgir, como por exemplo:

Advertisement
  • Pessoas que sabem que você tem depressão e não lhe contam problemas achando que isso lhe colocará mais para baixo.

  • Pessoas que se afastam, pois se ficarem perto de você pensam que vão “pegar” o “desânimo” e “pessimismo”.

  • Pessoas que lhe dirão que depressão é fruto do pecado, que você deve ter feito algo errado, por isso está depressivo.

  • Pessoas que acham que depressão é falta do que fazer.

  • Pessoas que acham que você está fazendo drama para chamar a atenção.

    Advertisement

E muitas outras situações de pessoas que não entendem que depressão é uma doença a partir de um desequilíbrio bioquímico e que precisa de tratamento como qualquer outra. Embora a ciência não tenha descoberto a causa exata, pois há vários níveis da mesma, não acoberta o fato de que a própria ciência já avançou e muito na busca de respostas.

Estando ciente de tudo isso, aprenda como lidar com pessoas que não entendem o que é depressão:

1. Não perca a fé em Deus

Entenda que esta é somente mais uma fase difícil da vida e Ele vai lhe ajudar a superar isso. Grandes personalidades como Abraham Lincoln, Winston Churchill e George Albert Smith combateram a depressão. Não endureça seu coração. Entenda que seu Pai Celeste ama você incondicionalmente.

2. Seja discreto

Não fique falando a todos que encontrar que tem depressão. Ninguém fala a todo instante dos problemas de saúde que tem, principalmente a desconhecidos.

3. Eleja em quem confiar

Você saberá em quem confiar quando a pessoa não lhe julga e aceita você da mesma forma. Talvez sejam poucos que entendam ou estejam interessados em aprender o que realmente é depressão.

Advertisement

4. Sorria

Acredite na força de seu sorriso como compaixão pela falta de conhecimento alheio.

5. Acredite em milagres

Aproxime-se de Deus e de tudo que aumenta a sua fé. Este é o momento de criar esperança, de servir e ajudar o próximo, sair de sua zona de conforto e conhecer pessoas que, mesmo apesar de tantas provações na vida, quando se apegam a sua fé e vivem os ensinamentos de Deus, consequentemente são abençoadas com a melhora e mesmo a cura das doenças, inclusive a depressão.

6. Perdoe

Lembre-se de Cristo na cruz, “Pai, perdoa-lhes pois eles não sabem o que fazem”.

7. Tome do cálice

Jeffrey R. Holland, um especialista religioso, disse: “Sempre há esperança. Se esses milagres não acontecerem logo ou plenamente ou aparentemente nunca, lembrem-se do próprio exemplo angustiante do Salvador: se a taça não passar, beba-a e seja forte, confiando que dias melhores virão.”

8. Diminua o ritmo

Isso significa não deixar que a fadiga e situações de estresse lhe tragam novas crises depressivas. Leia o artigo Prevenindo o Estresse.

Advertisement

9. Delegue

A depressão muitas vezes aparece porque exigimos demais de nós mesmos. Leia este artigo sobre perfeccionismo e entenderá um pouco mais que não vale a pena e não precisamos controlar tudo.

10. Seja grato e tenha paciência consigo mesmo

Isso faz parte do amor próprio. Reconheça o quanto já fez de bom para muitos. Você é essencial na vida daqueles que ama e que lhe amam, em especial sua família.

Se sua depressão está lhe trazendo pensamentos suicidas

Fique calmo, tente relaxar e respirar fundo, tenha uma alimentação saudável e por favor, procure ajuda!

LEIA também os artigos:

Se você é uma dessas pessoas que acham que depressão é bobagem

Pare definitivamente de julgar. Busque conhecimento. Conheça a história de Stephanie assistindo ao vídeo no artigo Como reassumir o controle de sua própria vida. Seja gentil, tenha misericórdia.

Advertisement

Você tem a necessidade quase urgente de buscar entender que depressão é uma doença como qualquer outra e quem a possui precisa de tratamento e de apoio. Desta forma, você poderá ajudar a reconhecer os sintomas, a tratar, e a apoiar quando alguém próximo a você, ou talvez você mesmo, precisar.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.