Felicidade no casamento: A importância de você fazer sua parte

Reflexões sobre como o orgulho e o egoísmo podem desestruturar uma relação e o que é preciso para afastar esse vilões do casamento.

15,316 views   |   39 shares
  • Crises são normais em relacionamentos íntimos e duradouros, no entanto, as consequências dependem da forma como são enfrentadas pelos cônjuges. Quando existe respeito e compreensão as crises se tornam desafios e funcionam como imã, atraindo um para o outro, edificando relacionamentos mais maduros e satisfatórios. Mas quando o egoísmo impera e cada um pensa apenas em si mesmo o resultado é exatamente o contrário, isto é, a relação se desgasta.

  • A culpa é do outro

  • É muito comum ouvir queixas em relação ao cônjuge imputando a ele a culpa pela insatisfação no casamento. O que ele faz, o que fala, como é - tudo é motivo de reclamação. Fico pensando que, às vezes, as pessoas não se preparam devidamente para o casamento e um compromisso tão sério merece muito mais do que os planejamentos festivos para as bodas. Quando a pessoa não abre espaço para o autoconhecimento e prefere imputar culpas no outro dificilmente promoverá mudanças. Afinal, a mudança acontece sempre de dentro para fora, ou seja, para mudar seu relacionamento, você precisa mudar a si mesmo primeiro. Importante considerar que todo conflito é coconstruído, ou seja, tem sempre a participação de todos os envolvidos; um mais, outro menos, mas ninguém promove uma crise matrimonial sozinho. Assim, se você sente necessidade de melhorar o seu relacionamento com o cônjuge deixe julgamentos de lado, observe como você e suas atitudes estão colaborando para que a crise impere na vida de vocês e mude.

  • Vilões do casamento

  • O egoísmo e o orgulho são os dois grandes vilões da felicidade no casamento, até porque destroem qualquer tipo de relacionamento. Pessoas assim são solitárias mesmo em meio à multidão, pois, transformam a vida em solidão. Se você só pensa em si e em sua satisfação dificilmente construirá um relacionamento saudável, pois, um bom relacionamento pressupõe troca; é uma via de duas mãos. O segredo dos bons relacionamentos está na aceitação de que nem sempre os cônjuges conseguirão se agradar, que não conseguirão preencher totalmente as expectativas do outro. Exigir, cobrar e se ressentir soma negativamente, entretanto, quando o foco é atender as necessidades do outro as possibilidades de entendimento se multiplicam. Quando você pensa e considera o outro, dando espaço para ele em sua vida, o egoísmo se dissipa. É então que você vê a importância de assumir responsabilidades pelos seus desacertos, deixando o orgulho de lado. Controlando os vilões fica muito mais fácil edificar um casamento feliz.

  • Advertisement
  • Fazendo a sua parte

  • Muitas crises se perpetuam porque os cônjuges esperam do outro a mudança necessária, a atitude pacificadora que venha suprir as próprias necessidades. Quer melhorar o seu casamento? A regra básica é: faça a sua parte! Promova a paz que você procura, seja você a tomar a iniciativa: faça acontecer. As chances de que seu cônjuge mude também certamente aumentarão muito diante dessa postura ativa e otimista, e mesmo que isso não aconteça você sentirá o alívio de ter, realmente, feito o melhor que podia. Com certeza, existem casos onde a separação é inevitável, todavia, na maioria das vezes esses desfechos poderiam ser evitados se cada um fizesse a sua parte.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Felicidade no casamento: A importância de você fazer sua parte

Reflexões sobre como o orgulho e o egoísmo podem desestruturar uma relação e o que é preciso para afastar esse vilões do casamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr