7 dicas de especialista para quem almeja o sucesso financeiro
A busca por ajuda com questões financeiras pode se encerrar com este artigo.
Michele Coronetti
A assunto do dinheiro ainda é um tabu muito grande para brasileiros. As pessoas têm medo de conversar sobre isso e maior receio ainda de colocar os gastos e sonhos na ponta do lápis.
A paz financeira não acontece para quem ganha uma grande quantia de dinheiro, mas sim para quem tem controle da própria situação. Especialistas revelam 10 dicas preciosas que ajudarão a alcançar o tão sonhado sucesso financeiro:
1. Livrar-se das dívidas
Item temido pela maioria das pessoas, o sucesso em sair do vermelho pode não ser um caminho fácil. Dívidas onerosas como juros do cartão de crédito, empréstimos bancários e cheque especial são os mais prejudiciais à saúde do bolso. Essa dica leva tempo e exige um planejamento minucioso. É possível pedir ajuda a especialistas financeiros caso a calculadora pessoal não encontre o caminho para a realização da tarefa. Venda de bens, segunda fonte de renda, deixar de gastar com coisas supérfluas talvez seja necessário para a quitação destas dívidas que crescem assustadoramente. Quebrar esse ciclo tornará a vida mais leve e passível de realizações. Lembrando que financiamento de casa própria não pode ser considerado uma dívida a ser dispensada, visto que os juros normalmente são baixos e a moradia é necessária. O mesmo acontece com estudos, que não são dívidas, mas investimento.
2. Reduzir os gastos
A matemática não erra. Tem mais quem gasta menos. Essa mágica só ocorre quando a pessoa diminui seu padrão de vida ou percebe o ralo para onde seu dinheiro está escoando. Sobrando um dinheirinho no final do mês a sensação de poder é incrível!
3. Anotar os gastos
Não há como definir para onde o dinheiro está indo sem anotar todos eles. Utilizar aplicativos, manter planilhas financeiras pessoais ou até mesmo um bloquinho na bolsa é importantíssimo para o sucesso nas finanças.
4. Manter uma reserva
Não é uma economia para uma viagem ou compra de bem, é uma reserva permanente que fica intocada. E será utilizada em uma emergência apenas. O valor para essa reserva seria no mínimo de 3 meses dos gastos habituais.
5. Metas
Elas são ótimas por definirem um objetivo. Assim o dinheiro ganha destino e não fica apenas solto na conta-corrente. E quando separado no recebimento do salário fica muito mais seguro de conseguir cumprir.
6. Aprender a investir
Essa parte pode causar receio, mas é importante. Uma consultoria pode ser acionada ou mesmo um estudo pessoal pode ser feito para entender como investimentos funcionam e qual seria o mais indicado para cada pessoa. Ninguém precisa ser especialista, mas não saber o que fazer com o dinheiro é pedir para ele ser gasto com futilidades.
7. Investir no conhecimento
Gastos com estudo sempre são investimento e impulsionam carreira, além de aumentar a inteligência e entendimento.
Cada pessoa determina seu próprio sucesso financeiro com seus hábitos e buscas pessoais. Ele está disponível a todos, independentemente do passado ou do tamanho das dívidas. Muitas vezes uma decisão concreta deve ser tomada que poderá ser acompanhada por medidas drásticas. Elas serão importantes para a mudança de estilo e encontro do objetivo.