O que o Natal NÃO significa

Distinguir tradições culturais e comportamentos comuns nas comemorações natalinas do real significado do Natal é uma forma de resgatar o sentido do Natal.

2,843 views   |   shares
  • O Natal é a comemoração do nascimento do Cristo e, por isso, é considerada a maior festa dos cristãos. Tradições tão significativas como essa marcam a vida das pessoas e são passadas através das gerações, o que aumenta a responsabilidade em transmiti-las de forma fidedigna e clara.

  • O problema é que, com o tempo, alguns conceitos foram incorporados à comemoração natalina tirando, muitas vezes, o foco do real sentido da festa. Então, o que deveria ser um momento de reflexão sobre a vinda de Jesus, seus ensinamentos e suas aplicações práticas, acaba tomando outros significados que se estendem e são transmitidos aos mais novos.

  • Para não deturpar tão importante tradição tome atenção em alguns elementos que não representam o Natal:

  • 1- Papai Noel

  • Nada contra o "bom velhinho", nem mesmo a sua presença nas comemorações que tanta alegria promove, mas embora se enquadre entre as tradições culturais mais bonitas de nossa sociedade, ele é uma criação de marketing e precisa ser tido como tal. É importante que isso fique claro e que, principalmente, as crianças não confundam Natal com a presença do Papai Noel.

  • 2- Presentes

  • Mesmo sendo muito positivo o ato de demonstrar carinho com presentes é preciso que se diga: o Natal também não é isso. O pior é que a troca de presentes acabou tomando tamanha evidência nessa época que parece, muitas vezes, ser o que importa na ocasião. O consumismo tão incentivado toma grande proporção e é até capaz de definir o grau de alegria da festa. "Natal bom é quando o Papai Noel é bonzinho e vem com o saco cheio de ótimos presentes", dá para acreditar nisso?

  • 3- Luzes

  • Embora façam um bonito efeito e provoquem um clima peculiar para a época é preciso que se defina que luzes não significam a ocasião. Não que haja algo contra, muito pelo contrário, as decorações natalinas têm o importante papel de embelezar e chamar a atenção das pessoas para o grande acontecimento que está sendo comemorado. Mas é preciso lembrar que Jesus nasceu numa simples manjedoura iluminada magnificamente pelas luzes das estrelas. Mesmo apelando para o sofisticado, não se pode esquecer que a comemoração tem um chamado ao que é singelo e humilde.

  • 4- Melancolia

  • Muitas pessoas ficam mais tristes e melancólicas nessa época do ano por vários motivos, entre os mais comuns: saudades de entes queridos, dificuldades financeiras, conflitos familiares, problemas de saúde e de todas as ordens. Mas o Natal não significa a exaltação de nossas dificuldades e, portanto, essas não deveriam definir o sentimento da data.

  • Advertisement
  • 5- Excessos

  • Reunir amigos e familiares para uma ceia comemorativa é muito sadio, pois, representa a união e o amor que tanto Jesus ensinou. Mas essa precisa ser uma alegria genuína sem a obrigação que exaspera e, muitas vezes, se transforma em troca de farpas entre as pessoas. Quando passa a ser motivo para exageros nas interações, nas comidas e, principalmente, nas bebidas deixa de se identificar com o espírito natalino.

  • Penso que seja importante resgatar a intensidade do verdadeiro significado do Natal e, dessa forma, transmitir para nossa família e sociedade o quanto é importante comemorar o nascimento de Jesus a cada ano e em cada coração.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: http://www.suelyburiasco.com.br

O que o Natal NÃO significa

Distinguir tradições culturais e comportamentos comuns nas comemorações natalinas do real significado do Natal é uma forma de resgatar o sentido do Natal.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr