8 atitudes que a nora deve evitar a todo custo
Em muitos casos as sogras são rotuladas injustamente como megeras. Para viver em paz com ela e não experimentar se ela é dessas ou não, evite estas atitudes.
Karin Cristina Guedes de Oliveira
A sogra é conhecida por comentários e piadas baseadas no senso comum. Criou-se a ideia de que é chata, se intromete em tudo e só atrapalha. Isso não é uma regra. Embora aconteça esse tipo de comportamento, a nora pode construir uma relação positiva com a mãe de seu amado, começando por evitar algumas coisas.
1. Falar mal do filho dela
Você namorou, conheceu, conviveu e até casou? Já deveria ter ciência dos defeitos. Não vai resolver criticar seu companheiro, e não vai resolver mesmo falar mal dele para a própria mãe!
2. Impedir que o filho a ajude
Valorize sua sogra, ela cuidou e formou a pessoa que você tanto ama. Nenhuma mãe merece o esquecimento ou abandono do filho, ainda mais em momentos de real necessidade.
3. Criar intrigas
É fácil criar uma intriga no ambiente familiar, não precisa de muito esforço. Porém, é extremamente necessário evitar fofocas, críticas e situações embaraçosas. Procure ser o mais amigável possível.
4. Contar com a sogra para tudo!
A sogra prepara o almoço já contando com a “visita” diária da nora; a sogra tem que dar um jeitinho na casa do filho porque a nora não dá conta, e por aí vai. Não sobrecarregue sua sogra, por mais que ela goste de ajudar, a responsabilidade não é dela em cuidar ou organizar a vida do casal.
5. Falar mal da sogra
Mesmo que você não tenha aquele sentimento fraternal por ela, o seu companheiro tem e é importante considerar isso uma vez que estamos falando de mãe e filho. Caso discorde de algo, o jeito ideal não é sair criticando sua sogrinha pelos quatro cantos, muito menos falar mal dela para o próprio filho.
6. Impossibilitar o convívio familiar
Não preencha toda a agenda do seu esposo com as suas ocupações ao ponto de não sobrar um tempo para conviverem com a família dele. No Dia das Mães, por exemplo, promova uma reunião onde todos possam estar juntos.
7. Dominar o território
Algumas famílias e casais moram com a sogra ou a sogra mora na casa do casal. Seja qual for a dinâmica é importante a nora respeitar o espaço. Não se faz necessário impor ou dominar grosseiramente para mostrar quem manda, procure desfrutar dos aspectos positivos que essa convivência proporciona para sua família e para você. Aproveite para aprender, ela tem muito o que ensinar.
8. Esnobar as tradições familiares
Quando uma nora chega em uma família, a mesma já está estabelecida com seus hábitos e costumes. Dificilmente isso será transformado por um alguém sozinho e novo na família. É importante trazer coisas novas, mas evite esnobar as tradições que eles já praticam, afinal são importantes para os envolvidos.
O que mais importa em qualquer relação entre nora e sogra é lembrar do elo que as unem, do amor que sentem por esse alguém e assim construírem uma relação de carinho e respeito. A vida é muito curta, deve ser vivida em paz.