8 atitudes que a sogra deve evitar a todo custo
Aqui estão 8 atitudes que a sogra deve evitar a todo custo para o bem-estar de toda família.
Roberta Preto
No capítulo 13 de I Coríntios na Bíblia é possível aprender sobre o verdadeiro amor. Nos capítulos 4, 5 e 6 aprendemos o que o amor é, como também o que ele não faz. E, no capítulo 7 ensina: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
Quando amamos nossos filhos, ensinamos o verdadeiro amor, por isso damos o nosso melhor e também abdicamos de muitas coisas para oferecer o que eles realmente precisam. Contudo, quando eles crescem, é hora de deixá-los seguir seu próprio caminho. Então, precisamos mostrar um amor maior ainda, apoiando-os em suas decisões, como carreira e cônjuge.
No entanto, há mães que distorcem o amor verdadeiro, essas mães sufocam os filhos porque elas acreditam cegamente que sabem o que é melhor para eles, mesmo que esses filhos já tenham se tornado adultos e construído suas próprias famílias.
As mães que amam verdadeiramente os filhos, jamais tomarão decisões por eles, mas, sim, elas permitirão que os princípios ensinados no lar sejam os condutores para o novo lar que eles próprios irão construir.
Estas são 8 atitudes que a sogra deve evitar a todo custo:
1. Não ser abelhuda
“Não busca seus interesses”
Muitos relacionamentos poderiam ser melhores, se uma mãe não interferisse nas discussões do matrimônio do filho.
O marido precisa agir como adulto e resolver os conflitos com sua esposa e não com a mãe dele. Ele também deve aprender a valorizar sua esposa, pois quando ele se casou deixou os mimos dos pais para encontrar na esposa e filhos as responsabilidades e o amor no lar.
2. Não ser autoritária
“Não folga com a injustiça”
Os melhores casais resolvem com maturidade todos os desafios que aparecem na relação, sem o envolvimento e autoritarismo de sogro ou sogra no modo de viver deles.
Os bons pais permitirão que seu filho, em parceria com sua esposa, decida o que é melhor para o casal.
3. Não ser ciumenta
“O amor não é invejoso”
Toda mãe que ama verdadeiramente, não sentirá ciúmes de sua nora porque ela é uma escolha do filho.
A cegueira do ciúme, motivada pela inveja tende a destruir o bem mais precioso que uma mãe sempre quis proporcionar ao filho, a felicidade dele.
Infelizmente, o ciúme caminha lado a lado com a inveja, ele fará com que uma sogra torne-se o pior pesadelo e infernize a vida da nora.
4. Não ser fofoqueira
“Não trata com indecência”
A indecência dentro do contexto de I Coríntios 13, trata-se de não agir sem consideração, por isso é importante que uma sogra se lembre disso ao falar de sua nora, pois as palavras duras tendem a machucar e matar o amor entre famílias e as consequências disso afetarão todos os envolvidos nestes laços familiares.
5. Não ser orgulhosa
“Não trata com leviandade”
Uma boa mãe jamais permitirá que o orgulho seja maior que o amor que ela tem pelo filho, assim ela irá acolher sua nora e também irá apoiá-la quando for preciso.
Apoiar significa não acoitar o filho quando ele tomar uma decisão que traga sofrimento ao casamento dele. Uma boa mãe e uma sogra honrosa tende a oferecer ajuda para a nora e também fará o filho se conscientizar das más escolhas.
6. Não ser briguenta
“Não se irrita”
Toda sogra deveria controlar a raiva. Às vezes, a nora poderá dizer ou fazer algo que machuque sua sogra ou fazer coisas que tragam sofrimento para o seu próprio lar. Todavia, ela como sogra e, principalmente, como uma boa e sábia mãe, deve conter a ira e tentar proporcionar a paz para todos, pois ela é a pessoa mais madura e também possui experiências para resolver essas pequenas rupturas que surgem nas famílias.
7. Não se achar superior
“Não se ensoberbece”
É muito triste quando vejo uma sogra desaprovar sua nora, porque ela acredita que seu filho mereça uma pessoa melhor (a ex dele), ainda que a parceira atual só proporcione o melhor para o filho dela.
Quando uma boa mãe ama seu filho, ela também irá amar e aceitar a escolha dele, ela vai tratar sua nora com humildade, bondade, gentileza e amor, como se fosse uma filha, porque família é para ser eterna e os conflitos precisam ser resolvidos hoje.
8. Não ser maldosa
“O amor é benigno”
Quão triste é saber que uma mãe destruiu o casamento do próprio filho através da maldade, pois se ela diz amar tanto o filho, ela deve usar de bondade e amor para com ele e com a esposa dele.
Os casamentos saudáveis têm divergências, porque cada casal possui suas próprias peculiaridades, porém, eles se diferenciam de outros casais porque são pessoas seguras e resolvidas e lidam bem com essas diferenças conjugais. E ninguém deve interferir ou palpitar nessa relação, principalmente a sogra.
Sogras, nunca, jamais devem ser falsas ou rudes com as noras pelo bem-estar de toda família. Mesmo que as sogras não tenham muita empatia pelas noras, elas têm por obrigação, respeitá-las, pois o amor verdadeiro que elas têm pelos filhos deve bastar para cessar essas diferenças.