8 sinais de que seu parceiro é narcisista
Conviver com um narcisista pode comprometer sua sanidade mental.
Stael Ferreira Pedrosa
Diz o mito grego que Narciso era uma criança tão linda, que sua mãe, preocupada o levou a um sábio para saber sua sorte. Ele lhe disse que o menino teria uma vida longa e feliz desde que jamais visse o próprio reflexo. Narciso tornou-se um lindo e arrogante jovem que desprezava a todos. Um dia, abaixou-se para tomar água à beira do rio Ecos e, ao ver o próprio reflexo nas águas, Narciso se apaixonou por sua própria imagem e permaneceu à beira do lago adorando a si mesmo até que mergulhou nas águas de onde nunca mais retornou.
Devido ao mito, Freud criou o conceito psicanalítico do Narcisismo – um transtorno da personalidade em que algumas pessoas se fixam em uma fase infantil onde o bebê acredita ser o centro de tudo. O resultado é um adulto que além de adorar a si mesmo, é egoísta e não suporta ser contrariado ou perder. Os resultados de tal personalidade aparecem em seus relacionamentos, como é de se esperar. Conviver com um narcisista não é fácil e o pior é que ele faz parecer que você tem um problema e não ele.
Segundo o Huffington Post, estes são alguns sinais de que você está em um relacionamento com um narcisista:
-
Reclama e cria um caso quando não se sente “tratado à altura” do que merece, seja no restaurante, no cinema ou qualquer outro lugar.
-
Tem dificuldade ou mesmo incapacidade de se colocar no lugar do outro, ou de perceber os sentimentos ou dificuldades das outras pessoas.
-
É invejoso e ressente-se com o sucesso alheio, e da mesma forma, acha que os outros têm inveja de si.
Advertisement -
É extremamente preocupado consigo mesmo e costuma ser o centro das conversas, gosta de falar sobre seu sucesso, suas conquistas e preocupa-se com as aparências e em como é visto pelos outros.
-
Se acha especial, bonito, único e que deve somente associar-se a pessoas de “alto nível” como ele mesmo.
-
Costuma aproveitar-se de outros para atingir os próprios objetivos, sem importar-se em explorar a boa vontade alheia ou exigir sacrifícios e obediência automática de empregados ou mesmo parceiros.
-
Exige admiração excessiva e a busca a qualquer custo, seja através de cirurgias plásticas, horas de academia esculpindo o próprio corpo ou sendo extremamente competitivo. Não é uma autoestima saudável, é o desejo de ser adorado.
-
Sente-se acima de outros e até mesmo das regras de convivência. Para o narcisista é fácil burlar regras sociais, furar fila, levar material do escritório para casa, não devolver troco errado, não cumprir promessas ou compromissos, etc.
Advertisement
Como lidar com um parceiro narcisista
É fácil se apaixonar por um narcisista, eles costumam ser encantadores, cheios de autoconfiança e sabem como elogiar alguém e dar atenção, no entanto, é extremamente difícil conviver com um deles. São autocentrados, egoístas e tão logo conseguem o que desejam, seja admiração, vantagens, sexo, ou outra coisa, tendem a mudar ou simplesmente descartar o parceiro.
Outro traço de narcisismo que torna um relacionamento praticamente impossível é a incapacidade que o narcisista tem de admitir que errou, enquanto culpa o parceiro por tudo de errado. São manipuladores e controladores. Por isso, se possível nem inicie um relacionamento com um deles. Mas, caso já esteja em um, tente o seguinte:
-
Diga não sempre que possível – inclusive para iniciar um relacionamento.
-
Nem pense que pode mudar um narcisista, se pensar isso, você está sendo narcisista.
-
Preserve sua autoestima e cuide de si mesmo. O narcisista o respeitará por isso.
Advertisement -
Mostre aos narcisistas que eles podem conseguir admiração agindo como pessoas boas e carinhosas e estimule-os a servir a outros.
-
Seja você mesmo o contrário do narcisista, seja empático, benevolente. A tendência é que ao nos associarmos com outros nos tornemos mais parecidos com eles e eles conosco. É muito possível que através de suas boas atitudes consiga influenciar um narcisista a ser melhor.
-
Se todos os seus esforços forem em vão, saia da relação antes que a sua sanidade esteja em risco.