A reclamação número 1 dos homens casados não é o que você pensa

Pode ser que você esteja enganada quanto às reclamações dele, confira neste artigo.

644,415 views   |   624 shares
  • Muitas opiniões negativas cercam o casamento; impressionante como as pessoas costumam ser criativas em relação às dificuldades da vida em comum. Ninguém nega que a convivência íntima tem mesmo seus momentos de contrariedade, mas também é verdade que compartilhar os dias com quem se ama, respeita e admira provoca grande satisfação.

  • Protestos dos maridos

    A psicoterapeuta Dra. Harriet Lerner, após inúmeros estudos com casais através dos anos, explica que a reclamação número um dos maridos é nada mais e nada menos que as contínuas reclamações de suas mulheres. É assim que as esposas críticas estão no topo das mulheres consideradas mais irritantes e esse tipo de comportamento já virou piada há muito tempo.

    Ana conversa com uma amiga:

    "Meu marido é romântico, sempre me surpreende; é carinhoso e gentil. Não aguento mais isso!"

    E a amiga pergunta:

    "Mas isso não é bom?"

    "É um tédio, ele nunca briga!"

  • O impasse

    Brincadeiras à parte, o fato é que muitos maridos se sentem incomodados com as críticas e acabam se afastando por não saber como lidar com elas. Chega um ponto em que eles passam a acreditar que não são admirados por suas esposas, pois elas só têm o que reclamar deles. Essa situação costuma virar um impasse, quando a esposa diz algo do tipo: "Se não quer que eu reclame, então faça as coisas certas". Difícil, hein? É assim que o casamento caminha para a situação de: "ou você muda ou nosso casamento acaba".

  • Perspectivas dessemelhantes

    Não haveria impasse se o casal compreendesse as perspectivas de cada um: o homem tem a sensação terrível de ser sempre alvo de críticas e não possuir a admiração de sua esposa; em contrapartida, a mulher também se sente mal por não se sentir compreendida e atendida em seus pedidos. Quando aprendemos a respeitar os diferentes pontos de vista, novas possibilidades surgem e fica mais fácil compreender as atitudes do outro. Esse aprendizado, especialmente no casamento, representa um ganho muito grande.

  • O poder da admiração

    Se você tem reclamado muito e percebe que isso está prejudicando o seu casamento, corte o círculo da mágoa imediatamente. Caneta e papel na mão, escreva tudo o que você admira em seu marido, como ser humano, homem, pai, filho, enfim... Depois leia em voz alta o que você listou e perceberá que andou esquecida de muita coisa; esse é um ótimo exercício. Agora vá mais longe; conforme escrevi no artigo A admiração e o poder de amar: Só admirar também não basta; é preciso demonstrar a admiração.

  • Atenção à forma

    As pessoas costumam falar muito, mas poucas vezes falam de forma a serem entendidas. Reclamar, criticar e desprezar não são maneiras inteligentes de se comunicar, porque não promovem o entendimento, e sim a mágoa. Melhor é sempre transformar a crítica em pedido, de forma clara e afetiva. Isso fará com que seu marido se sinta muito bem em atender você.

    É importante pensar que reclamações e impasses só alimentam conflitos e complicam tudo, portanto o melhor é prestar atenção nas próprias atitudes e observar se seu marido não tem se sentido acuado. É que, não poucas vezes, agimos sem pensar e, mesmo sem querer, causamos mágoas que poderiam facilmente ser evitadas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A reclamação número 1 dos homens casados não é o que você pensa

Pode ser que você esteja enganada quanto às reclamações dele, confira neste artigo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr