9 idiotices financeiras que podem arruinar a sua vida
Algumas atitudes (ou falta delas) poderá levar você e sua família à ruína financeira! Cuide para não cometer nenhuma delas!
Erika Strassburger
Ser você não quer uma vida desestruturada financeiramente, evite cometer esses 9 erros:
1. Fazer contabilidade mental
Todas as suas informações financeiras precisam ser contabilizadas fisicamente, isto é, precisam ir para o papel (ou planilha). Manter as contas “na ponta do lápis” é uma maneira de evitar uma má gestão do seu dinheiro. Evita que você caia na armadilha do esquecimento e de se perder nas contas.
2. Preferir pagar juros a perder rendimentos da poupança
Entre manter o dinheiro rendendo na poupança e sacá-lo para quitar suas dívidas em atraso, prefira, sem dúvida, a segunda opção. Enquanto a caderneta de poupança rende em torno de 10% ao ano, os juros e multa por atraso podem ultrapassar esse número ao mês, dependendo do tipo de dívida.
3. Usar o cartão de crédito descontroladamente
Não colocar um limite para as compras no cartão ou pagar menos do que o valor integral da fatura pode trazer problemas terríveis para a sua vida financeira, podendo levá-lo à falência.
Leia: 8 maneiras de controlar o cartão de crédito antes que ele controle você
4. Considerar o limite do cheque especial como parte da sua renda
Na hora de calcular quanto há na conta corrente para gastar, muitos incluem o limite do cheque especial. Se você tem 1.000 Reais de limite, você pagará todos os meses em torno de 130 Reais ao banco. Então, se gastar todo o limite, no final do mês você terá que tirar 1.130 Reais do seu salário para quitar seu débito e vai ter que sobreviver com o que sobrar do salário. Como isso é raro de acontecer, você tende a voltar ao limite no mês seguinte e acabará dependendo desse valor por um bom tempo.
5. Tentar enriquecer através de jogos de azar
O sonho de muitos ainda é enriquecer da noite para o dia, por isso jogam frequentemente nas muitas modalidades de jogos de azar (loteria, máquina caça-níquel, pôquer etc.). Há vários erros em tentar dar um upgrade financeiro dessa maneira. Primeiro, as chances são praticamente nulas de ganhar na loteria. Em jogos de baralho a dinheiro, máquinas caça-níqueis e outros, as pessoas acabam perdendo muito mais do que ganham. O problema maior é que há altas chances de se desenvolver um vício, e isso irá arruinar sua vida e de toda a família.
6. Não contribuir para a previdência
Se aquele(a) que provê o sustento da família (e outro que contribui significativamente em casa) não contribuir para a previdência e vier a adoecer ou falecer, aí a casa cai. A família fica financeiramente desestruturada.
7. Parcelar com juros exorbitantes
Muitas pessoas estão mais preocupadas se o valor da parcela caberá no orçamento do que o quanto acabarão pagando pelo produto no final. Elas acabam pagando duas vezes o valor do produto por não terem paciência para juntar o dinheiro e comprar à vista.
Leia: 6 dicas para aprender a viver com o que ganha
8. Adiar decisões financeiras importantes
Sabe aquela vozinha que fica lhe dizendo para fazer um seguro de vida, ou para o carro, ou para a casa, ou um plano de saúde, ou começar a contribuir para a previdência, ou fazer uma poupança etc.? Pare de ignorá-la, porque se algo ruim acontecer – e ninguém está livre disso – poderá ser tarde demais.
9. Pensar somente a curto prazo
Adotar o estilo “trabalhar hoje para comer amanhã” é a pior furada em que um ser humano pode se meter. Se um contratempo acontecer, ele estará em apuros. Terá, então, de contar com a ajuda dos parentes e amigos para sobreviver.
Você não precisa esperar a época das “vacas gordas” para tomar decisões financeiras sábias. Na verdade, mesmo em épocas assim a “vaca poderá ir para o brejo” se cometer alguma dessas idiotices financeiras. Use de sabedoria, evitando a impulsividade e a protelação, e você se sentirá seguro e em paz.
Leia também: 7 razões pelas quais eu tenho pavor de dívidas e você deveria ter também