9 sinais de que seu filho sofre com problemas de visão
É difícil perceber que a criança está com dificuldades para ver. Estes sinais podem ajudar.
Michele Coronetti
Muitas vezes as crianças têm dificuldades de visão e isso passa despercebido para pais e professores. Esse problema pode ser muito prejudicial em muitos fatores, pois a criança pode ter dificuldades de aprendizado, se isolar dos colegas, além de agravar a doença.
Estar atento a alguns destes sinais irá ajudar a entender que a criança necessita de um exame de vista mais minucioso. E quanto mais cedo os sinais forem investigados, melhor para a criança.
1. Dor de cabeça
Quando os olhos precisam fazer um esforço extra para enxergarem, a dor de cabeça será insistente. Se a criança reclama disso depois ou durante a escola, ao fazer a lição de casa ou ver televisão é bom dar uma investigada com um profissional.
2. Aproximar o objeto que está sendo visto
Seja a tela da TV, do tablet, o livro ou outro objeto, se a criança se aproxima muito é sinal de que a visão não está muito bem.
3. Caminhar com a cabeça abaixada
Quando a criança tem problemas de visão dupla ou estrabismo, ela acaba abaixando a cabeça para não sofrer acidentes.
4. Lacrimejar constantemente
Um problema comum ocorre quando a criança não fecha totalmente os olhos ao dormir. O ressecamento provocado por esse problema afeta o olho durante o dia, causando lacrimejamento excessivo.
5. Coçar os olhos
Quando o olho fica cansado é natural que a criança coce ou massageie o globo ocular para ele funcionar melhor. Um outro caso comum de coceira ocular é devido a inflamações como conjuntivites.
6. Dificuldade para ler
Demorar para formar as palavras, além de pular linhas, pode mostrar claramente que dificuldades visuais estão ocorrendo.
7. Usar o dedo para guiar a leitura
Outro sinal de que está difícil de enxergar para ler.
8. Sensibilidade à luz
Ao entrar em um ambiente mais bem iluminado a criança se incomoda e protege os olhos, mantendo-os semicerrados ou querendo sair do local. Pode indicar problemas de visão.
9. Fechar ou tapar um dos olhos
Como o olho que enxerga menos está atrapalhando a visão, a criança permite que o outro se encarregue de olhar direito.
A maioria das crianças com problemas visuais acredita que é normal enxergar desta maneira, embaçado, duplicado ou distante e ela se adapta como pode. Por isso que é difícil perceber que ela esteja com dificuldades para ver. O ideal é que o acompanhamento seja feito desde o nascimento para evitar surpresas futuras e desgastes maiores.
Os distúrbios conhecidos por miopia, astigmatismo, hipermetropia, estrabismo e ambliopia podem ser aliviados e tratados com os procedimentos corretos que o médico recomendar, e assim as belezas da vida poderão ser vistas amplamente e o aprendizado continuado sem maiores problemas.