6 razões que justificam por que pessoas boas machucam seu coração

Você está magoado com alguém? Você já pensou nos motivos que levaram essa pessoa a magoá-lo(a)? Este artigo pode responder essa questão.

11,850 views   |   10 shares
  • Se você espera que as pessoas que você ama jamais o(a) magoem, é melhor se acomodar bem em uma cadeira confortável porque tenho uma triste notícia: uma hora ou outra, alguém que você ama muito ou que você considera um anjo vai acabar ferindo os seus sentimentos. Esse é um fato inevitável e muito provável de acontecer. Sabe por quê? A psicóloga Barbara Markway, que tem mais de 20 anos de experiência profissional, lista pelo menos 6 razões:

  • 1. As pessoas falam sem pensar

  • Certamente você já foi atingido(a) por palavras duras que não foram ditas com a intenção de agredi-lo(a), mas ainda assim acabaram ferindo muito seu coração naquele momento. Provavelmente, você também já fez o mesmo com alguém. Isso é muito comum de acontecer, porque muitas vezes nós somos tomados pela emoção, e nem sempre conseguimos mensurar nossas palavras antes de externá-las.

  • 2. As pessoas não sabem que tipo de reação você está esperando

  • Outra forte razão que leva as pessoas a magoarem umas às outras está no fato de elas não saberem como reagir a determinada situação. Quer um exemplo típico? Você chega indignado em casa porque algo ruim aconteceu no trabalho, e logo desabafa com seu marido ou esposa. Muitas vezes, a sua intenção é apenas desabafar e esperar um caloroso abraço de consolo, mas ele(a) não faz isso, e ainda diz como você deveria ter agido e, para completar, faz uma análise dos motivos que levaram àquela situação, muitas vezes apontando você como causador do problema.

  • 5 maneiras de desenvolver a paciência
  • Muita calma! Porque, com certeza, as intenções foram as melhores, e ele(a) não sabia que você não queria uma leitura detalhada da situação, mas apenas um ombro consolador. Ou seja, muitas vezes as pessoas não têm a menor ideia do que você espera que elas façam quando você conta uma novidade ou abre seu coração.

  • 3. As pessoas não têm como saber exatamente o que vai desapontar você

  • Afinal, algo que pode parecer bobo para uns, pode ser uma grande ofensa para os outros. Então nem sempre a pessoa que falou algo que magoou você o fez com essa intenção, caso contrário, ela provavelmente, não teria falado.

  • 4. As pessoas têm outras coisas em mente

  • Muitas vezes, a pessoa está com mil problemas, e várias coisas na cabeça que a deixam distante, e nem percebe muito bem o que falou. E é claro que algumas vezes ela pode acabar ferindo seus sentimentos sem nem perceber e sem a mínima intenção.

  • Advertisement
  • 5. As pessoas têm sua própria história

  • É comum ficarmos muito chateados quando alguém nos "solta os pés" sem motivo aparente. Já lhe passou pela cabeça que essa pessoa pode estar, sim, com grandes motivos para extravasar seus sentimentos? E que infelizmente o alvo pode acabar sendo alguém como você que não tem nada a ver com a história? Ela pode estar, por exemplo, enfrentando crises familiares ou sérios problemas financeiros, e não ter a mínima ideia de como resolver tais dificuldades, e provavelmente está sem a menor cabeça para medir as atitudes. Em muitos casos ainda, a pessoa pode estar apenas manifestando um sentimento que ela tem de si mesma, mas que acaba atingindo aquele que estiver mais próximo.

  • 6. Nós deixamos que as pessoas nos magoem

  • O fato de as pessoas ferirem nossos sentimentos está muito relacionado com a maneira como encaramos as situações que se apresentam diante de nós. A dra. Barbara, psicóloga mencionada anteriormente, citou as palavras de Eleanor Roosevelt: "Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento".

  • E eu gostaria de citar também as palavras do doutor em comportamento organizacional, David Bednar: "Ofender-nos é uma escolha que fazemos; não é uma condição infligida ou imposta a nós por alguém ou algo". Ambos concordam que a ofensa ou a mágoa é uma opção. Nós simplesmente temos o poder de optar por ignorar as situações ou as palavras desagradáveis que alguém possa remeter a nós, ou engoli-las e remoê-las em nossa mente e coração, e com isso, ferir a nós mesmos.

  • Como perdoar quem nos ofende
  • Atente para estas 4 dicas caso você for dirigir suas palavras:

    1. Quando alguém pedir sua opinião, dê uma breve pausa antes de falar, o que dará tempo para você pensar antes;

    2. Pondere, ou mesmo pergunte, que tipo de feedback a outra pessoa está esperando;

    3. Se você não puder falar naquele momento, seja sincero. Quando você puder, certamente a conversa terá mais qualidade;

    4. Lembre-se de que as palavras têm muito poder.

  • Se você for a pessoa que estiver ouvindo, preste atenção nestas dicas:

    1. As palavras nem sempre são para ou sobre você;

    2. Deixe claro o que realmente você espera da outra pessoa;

    3. Não torne as coisas muito maiores do que são. A nossa mente tem o poder de fazer isso;

    4. Esqueça o que passou e siga em frente.

  • Advertisement
  • Agindo desta forma, teremos melhores olhos para lidar com as pessoas difíceis e mais compaixão com os outros e com nós próprios.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

6 razões que justificam por que pessoas boas machucam seu coração

Você está magoado com alguém? Você já pensou nos motivos que levaram essa pessoa a magoá-lo(a)? Este artigo pode responder essa questão.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr