Saúde da mulher: 9 coisas que bagunçam completamente seus hormônios

Os hormônios são responsáveis por uma série de estímulos em nosso organismo, mantê-los sob controle ajuda a nos sentirmos melhor e vivermos uma vida mais feliz e saudável.

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  • Você já percebeu que durante alguns dias você estranhamente está com mais apetite e tem vontade de devorar tudo que vê? E que alguns dias você desperta da cama mais animada e feliz já em outros é quase preciso chamar por ajuda para levantar?

  • O bem-estar da mulher é muito influenciado pelos hormônios, este e muitos outros comportamentos podem acontecer durante um mês inteirinho de forma mais perceptível ou não, dependendo do caso e é importante que você preste atenção e se conheça a ponto de saber qual o motivo que faz você agir daquela forma.

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  • Conhecendo-se melhor você pode ter atitudes que lhe ajudarão a manter seus hormônios mais equilibrados, pois algumas coisas fazem com que eles fiquem completamente bagunçados, veja algumas delas:

  • 1. Alimentos com muito açúcar

  • A ingestão de grande quantidade de açúcar pode trazer danos não só visíveis na balança, além do ganho de peso você também poderá desenvolver uma resistência à insulina, um hormônio que tem a função de levar glicose para as células a fim de que elas obtenham o alimento (glicose) que necessitam. O resultado disso pode ser a temida diabetes.

  • 2. Ansiedade e stress à noite

  • Ao anoitecer nosso organismo se prepara para o descanso, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem para que consigamos relaxar até o sono. Quando nos tornamos ansiosos demais ou estressados os níveis deste hormônio não decaem conforme deveriam e por conta disso deixamos de ter uma noite de sono tranquila e sadia. O indicado é que conforme o dia for se despedindo você tenha atividades que lhe levem ao relaxamento para manter seus hormônios em ordem.

  • 3. Insônia

  • Quando há insônia, os níveis de cortisol estão altos, algumas pessoas acabam tendo a tendência de se alimentar com qualquer coisa que encontram. Quanto mais tarde conseguimos dormir mais tarde acordaremos e mais ingestão de alimentos será possível e em horário inapropriado, tudo isso acaba por bagunçar nossos hormônios.

  • 4. Privação de sono

  • Quando dormimos nosso organismo produz um hormônio chamado leptina, que regula nosso apetite fazendo com que consigamos passar a noite sem precisarmos levantar para comer. Na privação do sono deixamos de produzir esse hormônio, isso faz com que o organismo fique desregulado e no dia seguinte sintamos mais fome do que normalmente sentimos.

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  • 5. Uso de cafeína

  • A cafeína aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse que nos faz ficar alertas, o uso de alimentos ou bebidas que têm em sua composição este ingrediente faz com que fiquemos menos sonolentos no período da noite prejudicando o sono e desregulando nosso sistema hormonal.

  • 6. Falta de exercícios físicos

  • A endorfina, hormônio do bem-estar, pode ser estimulada pela prática da atividade física. Quando há uma prática constante existe uma regularidade na liberação deste hormônio, já a ausência de exercícios faz com que os níveis de endorfina sejam baixos diminuindo até mesmo a imunidade.

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  • 7. Dietas radicais

  • A perda brusca de peso por dietas radicais pode diminuir a produção de estrogênio, o hormônio feminino e fazer com que o ciclo de ovulação da mulher fique desregulado. A perda de peso deve ser sempre acompanhada por um profissional de saúde para evitar qualquer tipo de problema.

  • 8. Excesso de exercícios aeróbicos

  • A intensidade de exercícios aeróbicos sem orientação profissional pode prejudicar a produção do hormônio grelina, hormônio da fome, e estimular ainda mais o apetite.

  • 9. Tensão Pré-menstrual (TPM)

  • A TPM na maioria das mulheres eleva o desejo pelo consumo de doces, no entanto, o açúcar é um dos vilões para este período. Ele age em muitos processos no cérebro e acaba por prejudicar ainda mais os sintomas da tensão pré-menstrual. O melhor neste caso é passar a consumir outros alimentos que irão conter seu desejo por doces.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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Os hormônios são responsáveis por uma série de estímulos em nosso organismo, mantê-los sob controle ajuda a nos sentirmos melhor e vivermos uma vida mais feliz e saudável.
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