O que acontece quando você diz “sim” a Deus

Deus nunca irá pedir para você abrir mão de algo, a menos que Ele tenha a intenção de substituí-lo por algo melhor.

4,401 views   |   4 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

  • Alguma vez você já sentiu que devia fazer algo, mas você realmente não queria fazer?

  • Este cabo de guerra entre o meu egoísmo e minha consciência acontece com mais frequência do que eu gostaria de admitir. Houve vezes em que meu lado egoísta ganhou e eu completa e deliberadamente ignorei uma oportunidade para um momento de mudança de vida. Houve momentos em que eu engoli meu orgulho e disse "sim" a Deus. Esses foram os momentos que se tornaram pontos importantes e de mudança em minha vida e me ensinaram um princípio muito importante: Deus nunca irá pedir para você abrir mão de algo, a menos que Ele tenha a intenção de substituí-lo por algo melhor.

  • *Um aviso rápido: este princípio não significa que Deus vai dizer-lhe para desistir de seu cônjuge ou seus filhos para que você possa substituí-los por alguém "melhor". Você precisa ser permanentemente comprometido com sua fé e sua família, mas qualquer outra coisa ou pessoa em sua vida podem ser algo do qual Deus acabará pedindo que você abra mão. É aqui que este princípio se aplica.

  • Leia: 4 casais bíblicos que exemplificam como vencer os problemas no casamento

  • Um dos exemplos mais dramáticos deste princípio aconteceu há alguns anos, quando minha família estava se preparando para mudar da Flórida de volta para nossa casa em Georgia. Eu estava almoçando com um pastor da cidade chamado André. Eu amava sair com o "pastor André" por vários motivos. Primeiro, ele era da África do Sul, então ele tinha um sotaque muito legal. Quase tudo o que ele dizia soava sofisticado. Eu cresci em Kentucky, então meu sotaque, em contraste, era o oposto de legal e sofisticado. Eu esperava que apenas por ser associado a ele as pessoas iriam começar a pensar que eu também era legal.

  • Por mais que eu amasse o sotaque, esse não era o verdadeiro motivo de eu gostar de andar com ele. André tinha uma paixão inspiradora e contagiosa para ajudar a comunidade de desabrigados em nossa área. Quando ele falava sobre os ensinamentos de Jesus e como todos nós somos chamados para ajudar "o menor destes", ele o fazia com uma incrível energia e visão para os moradores de rua da nossa área. Ele estava colocando sua fé em ação e ele me desafiou a fazer o mesmo. Depois de uma xícara de café e uma conversa com André, eu sempre sentia como se meu corpo e alma tivessem acabado de receber uma sacudida!

  • Advertisement
  • Enquanto estávamos sentados no Panera e eu estava comendo um pão bagel, eu perguntei a ele o que precisava no momento. Eu estava apenas puxando conversa, eu não achava que eu poderia fazer muito para ajudar. André disse: "Nossa maior necessidade no momento é de transporte para homens e mulheres serem levados a lugares como treinamento de empregos e programas de recuperação de vício, mas não têm como chegar lá. Se tivéssemos uma van, poderíamos levá-los a esses lugares e abrir um novo mundo para eles."

  • Foi nesse momento em que eu senti como se Deus estivesse me dando uma cutucada. Eu nunca O ouvi falar de forma audível, mas a mensagem parecia clara naquele momento. O sussurro em meu espírito estava dizendo: "Dê-lhe sua van."

  • Na época nós tínhamos uma van. Era na verdade nosso principal veículo, apesar de estar um pouco acabada. Eu a tinha comprado por uns 2 mil dólares no Craigslist e sempre teve problemas no motor, além de um cheiro estranho de lasanha do qual não conseguíamos nos livrar, não importa o quanto limpássemos a van. Além de tudo isso, meus filhos indisciplinados tinham adicionado um monte de novas manchas e cheiros ao carro. O carro estava no final de sua vida. Até mesmo meu mecânico me disse que estava à beira da morte.

  • A van não era grande coisa, mas ainda assim eu não queria dar a van. Ela podia cheirar a lasanha, mas ainda funcionava. Eu podia conseguir um pouco de dinheiro por ela. E além de tudo isso, eu sou mão de vaca! Foi por isso que eu comprei uma van velha!

  • Deus sabe que eu sou assim. Ele me fez desse jeito. Certamente outra pessoa poderia lhes dar uma van. Eu estava tendo esse diálogo mentalmente enquanto André continuou com seu apelo para mudar o mundo em seu belo sotaque e, finalmente, eu disse o que deveria ter dito desde o início: "Acho que Deus quer que eu lhe dê a minha van. Eu quero dar-lhe a minha van."

  • Leia: O privilégio e a coragem de ser um cristão de verdade

  • Ele ficou exultante. E eu apavorado. Eu sabia que tinha feito exatamente o que Deus queria que eu fizesse e sabia que Deus sempre cuida de Seus filhos e podemos confiar Nele e, no entanto, a parte egoísta de mim se perguntava se eu havia acabado de cometer um grande erro.

  • Algumas semanas mais tarde, minha família estava novamente na Geórgia e se recuperando do trauma físico e emocional da mudança de estado com crianças. Vendemos nosso outro carro para ter um dinheiro extra até fecharmos nossa casa, por isso, pela primeira vez em nosso casamento, nós não tínhamos um carro. Eu estava usando um carro emprestado de meus pais.

  • Advertisement
  • Houve muitos momentos durante essas difíceis semanas de transição enquanto estávamos dormindo em colchões de ar e dirigindo um carro pequeno e emprestado que eu expressava minha frustração em silêncio com Deus. Lembro-me de pensar: "Senhor, por que diabos você deixou minha van ir embora? Nós não temos nada para substituí-la! Era você mesmo falando comigo ou era apenas o burrito que eu comi na noite anterior?"

  • Foi durante um desses momentos que meu celular tocou. Era um homem da igreja chamado Gary. Eu não conhecia Gary e sua esposa, Sue, muito bem na época mas eles estavam prestes a mudar nossas vidas e iniciar uma amizade que se tornaria uma fonte permanente de encorajamento para nós.

  • Gary começou a conversa no telefone dizendo: "Oi Dave, aqui é o Gary. Olha, eu sei que isso pode parecer loucura. Na verdade parece loucura para mim. Quer dizer, eu nunca fiz nada assim antes, mas eu fiquei sabendo que sua família não tem um carro e eu sinto Deus dizendo para mim que eu devo comprar uma van nova para você."

  • Leia: 5 provas de que a compaixão é o que precisamos para alcançar a paz

  • Uma van nova! Eu nem sabia que existiam vans novas. Eu havia comprado latarias por tanto tempo que eu nem sabia que carros novos eram uma opção!

  • Minha boca estava aberta como se eu tivesse acabado de ver uma nave espacial com Elvis Presley acenando da janela. Fiquei espantado e sem palavras. Eu senti como se Deus estivesse piscando para mim e me lembrando da bela verdade: Ele nunca vai tirar nada de você a menos que Ele tenha a intenção de substituí-lo por algo melhor!

  • Em sua vida, quando você perder um trabalho, um investimento ou até um relacionamento, confie que Deus irá preencher esse espaço vazio com uma grande bênção. Nem sempre será algo que você poderá medir com valor monetário, mas os melhores presentes da vida não podem ser comprados ou vendidos. A moral é: Deus está ao seu lado, Ele o ama e Seus planos para sua vida são ainda melhores que seus próprios planos!

  • Leia: 3 maneiras de testemunhar sinais de Deus

  • Abaixo está uma de minhas promessas favoritas da Bíblia e também uma foto da van em nossa garagem (caso vocês achassem que eu estava inventando tudo!)

  • Advertisement
  • "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

  • Esta van foi um presente incrível, mas não é somente pelo seu valor ou praticidade como veículo. Foi um presente incrível porque mesmo depois que estiver no ferro velho, servirá como um lembrete da fidelidade e provisão de Deus.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.

Website: http://strongermarriage.org/

O que acontece quando você diz “sim” a Deus

Deus nunca irá pedir para você abrir mão de algo, a menos que Ele tenha a intenção de substituí-lo por algo melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr