4 questões para descobrir se você é uma pessoa confiável

Não existe uma receita para se tornar uma pessoa confiável. É preciso estar atento para que suas ações sejam claras e que não reste dúvida sobre a lisura do seu caráter.

Beth Proenca Bonilha

Pode-se não confiar em um estranho à primeira vista, mesmo que este não tenha dado nenhuma razão que macule sua imagem. É natural essa atitude de desconfiança do ser humano, é o instinto de preservação agindo, mas assim que se tem uma visão das atitudes e pensamentos do outro, a coisa pode mudar.

Não existe uma receita para se tornar uma pessoa confiável, o que acontece é que se deve estar atento para que as ações sejam claras e que não reste dúvida sobre a lisura de seu caráter. Há um dito popular que diz “Em muitos casos a ocasião faz o ladrão”.

Conta uma fábula que um rapaz caminhava em uma trilha muito acidentada, cheia de pedras e cascalho, quando ouviu uma voz pedindo socorro. Ao procurar por quem clamava, encontrou uma cobra cascavel entre um punhado de pedras sem forças para sair sozinha. Ele se assustou e recuou fazendo menção em seguir seu caminho apressadamente, mas a cobra então falou: “Por favor, me ajude! Como pode não se compadecer de um ser nesta situação?”

O jovem retrucou: “Mas é que você é uma cobra, e cobras são venenosas e eu posso me ferir”. Mas ela continuou seu clamor: “Imagina, olha a situação em que me encontro, como poderei fazer algo contra a pessoa que me salvar a vida?”Pensativo o jovem ainda hesitou, mas pouco tempo depois acabou tomando a decisão de ajudar a cobra. Enquanto afastava as pesadas pedras indagou como a cobra tinha se colocado naquela situação.

E ela contou que uma pessoa que passava por seu caminho se assustou ao vê-la e mesmo sem ela ter feito nada contra a pessoa, a mesma começou a atirar-lhe as pesadas pedras sobre o corpo.

Advertisement

Assim que livrou a cobra do meio das pedras, achou que poderia fazer mais e decidiu pegar a cobra com as mãos para facilitar sua saída, foi quando a cobra se virou rapidamente e o picou. O rapaz gritou: “Sua mentirosa! Disse que não me faria mal e agora olha o que fez!”

A cobra se afastou rapidamente dizendo: “Você sempre soube que eu era uma cobra, não deveria mexer com meus instintos de sobrevivência. Não deveria ter se aproximado tanto.”

Podemos refletir com essa fábula que honestidade e confiabilidade para alguns são inatas, ou seja, fazem parte de seu caráter em qualquer situação. Já para algumas pessoas, honestidade e confiabilidade dependerão da situação, do ambiente e de quem esteja envolvido.

Há ainda um terceiro grupo de pessoas que a honestidade e confiabilidade nada significam para eles, desde que tenham garantidos seus interesses e benefícios próprios.

Leia também: 4 maneiras de medir a confiança e honestidade em seu casamento

Advertisement

Para saber o que a honestidade e confiabilidade significam para você, basta avaliar as questões a seguir:

1. Você encontra uma bolsa que foi esquecida em um ônibus. Ninguém a reclama, o ônibus segue e outra pessoa que quer se sentar diz: “Pode pegar sua bolsa para que eu me sente?” O que você faria?__

(a) Pegaria a bolsa sem dizer nada, como se fosse sua.

(b) Diria que a bolsa não lhe pertence e procuraria entre os passageiros pelo dono.

(c) Entregaria ao motorista do ônibus.

2. Você sai do supermercado e percebe que o caixa lhe deu troco a mais, o que faz:

(a) Segue para casa e conta para a família que hoje é seu dia de sorte.

Advertisement

(b) Volta e devolve o dinheiro.

(c) Devolve só parte do dinheiro e fica com o resto.

3. Em seu trabalho, sem querer, quebra ou causa dano a um equipamento. Ninguém viu o acontecido, o que você faz:

(a) Sai rapidamente de perto do equipamento, deixando para que outro descubra a quebra.

(b) Avisa imediatamente as pessoas ao redor que encontrou o equipamento com defeito, mesmo antes de tocar nele, abstendo-se do erro.

(c) Imediatamente interdita o equipamento e segue para avisar seu superior do ocorrido.

Advertisement

4. Você está inscrito em um concurso público, na entrada alguém lhe oferece o gabarito por uma bagatela em dinheiro, o que você faz:

(a) Ignora a oferta e segue para o local da prova sem dizer nada a ninguém, mesmo sabendo que outras pessoas podem ter comprado o gabarito.

(b) Compra o gabarito, afinal vê que muitos fizeram o mesmo e que sem ele estaria em desvantagem na prova.

(c) Não compraria e avisaria os responsáveis que alguém está vendendo o gabarito no local.

Se você pensou e escolheu sem vacilar todas as respostas que o descreveria como uma pessoa completamente honesta, seu resultado deve ser:

C / B / C / C

Advertisement

Se você teve alguma dúvida e pensou que caso fosse completamente honesto, outras pessoas poderiam não ser, já que:

Na questão 1 – se alertasse que havia uma bolsa perdida qualquer estranho poderia dizer que lhe pertencia.

Na questão 2 – que o caixa pudesse ficar com o troco para ele ou que o dono do mercado é rico e o troco errado não o deixaria pobre.

Na questão 3 – que se fosse um de seus colegas, fatalmente não contaria e a culpa poderia cair até mesmo sobre você.

Na questão 4 – que o melhor é não se meter com quem não conhece e mesmo não comprando o gabarito não contaria para as autoridades sobre a fraude.

Advertisement

Sinto informar, mas deve repensar seus valores e rever seus conceitos. Como falamos nesse artigo, há três tipos de pessoas que podem se definir como honestas:

  1. Aquelas que lutam e defendem a verdade em qualquer situação assumindo os riscos para si. Na fábula, o homem que libertou a cobra.

  2. As que, dependendo da situação, não acham que estão sendo desonestas e que isso as justifica. Na fábula, a pessoa que apedrejou a cobra simplesmente por cruzar seu caminho.

  3. E as que não ligam nem se afetam em ser desonestas se isso as favorecer e usam como lema “O mundo é dos espertos”. Na fábula, representada pela cobra que só para se beneficiar não se importou em atacar até mesmo quem a livrou do mal. É sua natureza.

Leia também: Pisou na vola? 10 maneiras de reconquistar a confiança de seu cônjuge

Advertisement

Mudar é possível, basta ter o desejo. Afinal o ambiente em que crescemos e vivemos influencia muito nosso caráter, mas ao descobrirmos o que significa ser honesto e confiável não há como justificar. Só resta mudar de atitude e criar uma nova geração de pessoas honestas sendo exemplos aos que vierem por meio de nós. Pense nisso: “Honestidade não se promete, se pratica!” Heitor Silveira

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu