3 truques para fazer com que seus filhos arrumem sua própria bagunça

"Arrume seu quarto menino!" Provavelmente esse pedido é feito em vários lares ao redor do mundo por pais ansiosos em fazer com que seus filhos aprendam a arrumar sua própria bagunça. Veja algumas dicas.

Renata Finholdt

Parece que essa é uma batalha diária para várias famílias, fazer com que as crianças arrumem sua própria bagunça. Para nós, adultos, parece algo tão simples.

Tirou do lugar, coloque de volta.

Sujou, limpe.

Caiu, pegue.

Bagunçou, arrume.

Advertisement

Por que com as crianças não pode ser tão simples assim?!

Na verdade os pequenos são grandes observadores, eles sabem exatamente que se lhe pedirem ajuda você fará a maior parte do trabalho e eles ficarão livres mais rapidamente de tudo aquilo trabalhando pouco. Também observam que se fazem de qualquer jeito, você mais tarde vai arrumar e deixar tudo perfeitinho novamente, então não se esforçam em arrumar tudo da maneira que deveria ser.

Leia: Você espera filhos perfeitos?

Sendo assim é importante deixar que eles aprendam e arrumem suas coisas apenas com a sua supervisão. Na escola eles já aprendem sobre isso, recolhem tudo aquilo que tiram do lugar, por que não podemos ensinar o mesmo em nossas casas?

Antes de mais nada você precisa ser o exemplo. Pense, como vão as suas próprias coisas? Seu quarto está sempre arrumado? E suas roupas? Tente ser o melhor exemplo para eles, afinal é complicado cobrar deles uma coisa que você mesmo não faz.

Advertisement

Algumas dicas podem ajudar neste processo de aprendizado para fazer com que as crianças criem o hábito de arrumarem sua própria bagunça.

1. Faça-os sentirem-se donos de seu próprio espaço

Eles precisam sentir que aquele cantinho é deles, seja um quarto compartilhado ou apenas sua própria cama, sendo assim, permita que eles mesmos possam tornar aquele espaço especial. Deixe que eles decorem suas prateleiras com os objetos que preferirem, que eles escolham seus próprios objetos de decoração ou até mesmo seus lençóis e roupas de cama de maneira geral. Sentindo-se “donos” eles cuidarão mais para que tudo fique em ordem.

Leia: 10 elogios que seus filhos precisam ouvir

2. Faça uma lista de verificação

Ensine-os desde bem pequenos criando uma pequena lista (inicialmente pode ser com o auxílio de gravuras) para mostrar a eles as tarefas que você espera que eles cumpram, assim criarão o hábito de manter tudo arrumado conforme você gosta.

Por exemplo:

Advertisement

Arrumar a cama ao levantar

Guardar os brinquedos após brincar

Colocar as roupas sujas no cesto ao tomar banho

Leia: 6 bons hábitos que seus filhos precisam

Para isso você pode criar um quadro de avisos diferente e chamativo para eles, pode até fazerem juntos para que eles possam participar deste processo.

Advertisement

3. Arrume um lugar para tudo

Juntos vocês podem criar lugares ou caixas para que todos os brinquedos fiquem organizados. Podem até mesmo dividir por categorias: carrinhos, bolas, bonecas, jogos, etc… Etiquetem cada caixa (eles mesmos podem escrever ou desenhar na etiqueta) para que tudo fique bem organizado, assim depois da brincadeira as coisas poderão ser guardadas em suas próprias caixas e você estará ensinando o princípio da organização aos seus pequenos.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.