Uma coisa que com certeza lhe tornará um melhor pai

Ser um pai implica algumas características essenciais, mas existe algo que é realmente importante para ajudar um homem a tornar-se um pai melhor.

4,586 views   |   3 shares
  • Um escritor, Solomon Jones, explicou as suas experiências como pai divorciado, que partilha a custódia da filha, como sendo uma "mistura desajustada entre o amor e a distância, da saudade e da mágoa". Ele explica que um pai que vive separado de um filho "será reduzido a pouco mais do que uma voz no telefone, uma companhia para o fim de semana, ou um nome num cheque".

  • Jones conclui que este processo é penoso porque o amor e a paternidade é "demonstrada através da proteção, apoio e suporte que são difíceis de providenciar sem a presença. A paternidade funciona melhor quando está unida com a maternidade e selada pelo casamento". O que torna um pai bom em um pai melhor é a união com a mãe, num casamento saudável, forte e cheio de amor.

  • Leia: 6 características de um pai exemplar

  • Um estudo realizado por um instituto americano (National Fatherhood Initiative)concluiu que 81% dos pais concordam que "os homens tornam-se melhores pais se estiverem casados com as mães de seus filhos". David Blankenhorn, presidente do Instituto para os Valores Americanos, explicou a relação entre a paternidade e o casamento mostrando que, historicamente, "a paternidade está seguramente baseada em duas fundações: coabitação com os filhos e a aliança parental com a mãe dos filhos".

  • Ele adiciona que isto é mais provável acontecer dentro de um casamento do que fora. Um outro estudo, realizado por investigadores da universidade de Maryland e de Oklahoma, nos Estados Unidos da América, conclui que "o casamento por si só confere uma vantagem, em termos de envolvimento do pai, superiores às características natas do pai, algo que a biologia não confere".

  • Advertisement
  • Segundo uma investigadora desse estudo, "pais que apenas vivem juntos, mesmo que sejam os pais biológicos dos filhos, não investem a mesma quantidade de tempo com as crianças, e são menos calorosos e amorosos, quando comparados com pais biológicos casados".Relações de pais que apenas vivem juntos são menos seguras do que um casamento.

  • Uma pesquisa mostra que crianças que nascem de pais na faixa etária dos 20-30 anos, que apenas vivem junto, têm "três vezes mais hipóteses de viver uma separação parental do que crianças que nascem no seio de um casamento.

  • Ser um bom pai também está ligado à qualidade da relação entre o pai e a mãe das crianças. A mãe, como a principal cuidadora e protetora dos filhos, tem um papel importante no papel do homem como pai. Ela pode interferir na relação entre pai e filho simplesmente negando respeito ao pai, menosprezando o empenho do pai ou até dificultando a proximidade entre o pai e filho.

  • Leia: 10 lições que aprendi com o meu pai

  • Quando a relação entre pai e mãe é saudável então a proximidade entre pai e filho irá aumentar e os laços tornar-se-ão mais fortes. Um estudo de 2008 mostrou que a "combinação de uma união parental forte aliada ao apoio e encorajamento do parceiro, desenvolve as características de um pai competente".

  • Resumindo, os homens geralmente tornam-se mais envolvidos como pais se eles estiverem casados com a mãe de seus filhos. A ligação entre um casamento saudável e amoroso e a responsabilidade parental é de notar. Não só os pais são essenciais para o bem-estar dos filhos como, também, o casamento é importante para a paternidade.

  • Advertisement
  • Leia: Dia dos Pais: 9 qualidades de um bom pai

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts

Website: http://minhaalmatempo.blogspot.pt/

Uma coisa que com certeza lhe tornará um melhor pai

Ser um pai implica algumas características essenciais, mas existe algo que é realmente importante para ajudar um homem a tornar-se um pai melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr