4 traços das famílias felizes

Uma família feliz não é uma família perfeita. Mas um grupo de pessoas imperfeitas que têm uma qualidade em comum, sabe qual é?

3,460 views   |   5 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave willis e repulicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

  • Nenhuma família é perfeita. Tendemos a pensar que as outras famílias são melhores que a nossa, porque tudo o que vemos são suas melhores postagens no Facebook e Instagram, mas, na verdade, todas as famílias têm problemas. A "família perfeita" é apenas um grupo de pessoas imperfeitas que se recusam a desistir um do outro.

  • Embora nenhuma família seja verdadeiramente "perfeita", muitas famílias são verdadeiramente felizes. Como estudioso da dinâmica familiar e conjugal, encontrei alguns traços em comum que as famílias felizes parecem partilhar. Definitivamente não é uma lista exaustiva e tampouco se aplicam necessariamente a cada família, mas estou convencido de que esta lista é um ótimo ponto de partida para qualquer família que deseja elevar sua saúde e felicidade para um novo nível.

  • 1. Famílias felizes criam e celebram tradições

  • As tradições de família podem dar uma sensação de segurança e orgulho saudável. Em nossa família, essas tradições podem ser pequenas como comer comida mexicana depois da igreja aos domingos ou grandes como a nossa tradição de homenagear o aniversário de um de nós, sentando-nos à mesa de jantar e todos compartilhando algo significativo que amamos e prezamos sobre essa pessoa. Seja intencional sobre como criar e celebrar tradições (grandes e pequenas).

  • Leia: Tradições familiares constroem famílias fortes

  • 2. As famílias felizes luta m pela unidade, não pela uniformidade

  • É importante que uma família seja unificada em torno de um conjunto compartilhado de princípios definidos, mas também é importante que cada pessoa da família tenha a oportunidade de expressar sua individualidade dada por Deus. As famílias felizes não são uma coleção de clones que agem e pensam da mesma maneira; mas sim um grupo de indivíduos diversificados e unificados pelo amor, respeito e compromisso com o outro.

  • Leia: 7 valores importantes para nossa família

  • Advertisement
  • 3. As famílias felizes priorizam a comunicação

  • A comunicação faz para uma família o que faz a respiração para os pulmões. Faça disso uma prioridade e comuniquem-se regularmente à mesa durante as refeições. Deixem bilhetes escritos à mão uns para os outros. Enviem mensagens de texto durante todo o dia, mas estejam dispostos a desligar os componentes eletrônicos à noite. Planejem atividades em família tais como uma noite de jogos ou qualquer atividade para estimular a conversação.

  • 4. As famílias felizes incentivam muito mais do que criticam

  • Há definitivamente um tempo e lugar para a crítica construtiva nas famílias, mas as famílias felizes descobriram que o incentivo pode trazer melhorias positivas muito mais eficazes do que a crítica constante. O incentivo também fomenta um clima de segurança e de acolhimento para cada pessoa na casa.

  • Leia: 6 formas de incentivar a compaixão nos filhos

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.

Website: http://strongermarriage.org/

4 traços das famílias felizes

Uma família feliz não é uma família perfeita. Mas um grupo de pessoas imperfeitas que têm uma qualidade em comum, sabe qual é?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr