10 dicas para pais separados com filhos

Se você está se divorciando e quer poupar seu filho de maiores sofrimentos, deve ler esse artigo, refletir e agir o quanto antes.

Suely Buriasco

Sem dúvida o divórcio é um triste fim para o casamento e provoca intensos sentimentos de frustração e tristeza, mas quando o casal tem filhos o foco deve se preservar, o máximo possível, no bem estar deles.

Leia: Os 5 estágios do divórcio

Baseada nas dificuldades que presencio no atendimento à casais divorciados com filhos, listei as dicas abaixo:

1- Jamais queira recrutar seu filho

Não exija, nem mesmo sugestione seu filho a tomar posição a seu favor, não o envolva em assuntos que não lhes dizem respeito.

2- Contenha a hostilidade

Presenciar a briga dos pais é um dos grandes motivos que levam os filhos a terem problemas psicológicos que se refletem em todas as áreas de suas vidas.

Advertisement

3- Construa um relacionamento saudável com o seu ex

Você não precisa ter amizade com o seu ex cônjuge, mas precisa manter o mínimo de harmonia no relacionamento com o pai ou mãe de seu filho, isso é primordial para o bem estar dele.

4- Não fale mal do ex na frente do filho

Melhor seria que você levantasse os pontos positivos do genitor ausente, isso faria mesmo muito bem para o seu filho. Mas se não consegue isso de forma natural, então o melhor é não apontar nada.

5- Não fale mal da família do seu ex

É normal que as crianças amem seus avós, tios, primos e vão se ressentir quando você mostrar desprezo e intolerância em relação à eles. Além de prejudicar muito seu filho com esse tipo de comportamento, alienação parental é crime.

Leia: O que é e como agir perante a Síndrome de Alienação Parental

6- Procure ajuda

Se você não está conseguindo se ver livre da raiva por seu ex e as emoções negativas estão consumindo seus dias, procure ajuda de um especialista antes de cair no engodo de envolver seus filhos nisso.

Advertisement

7- Procure manter os hábitos da criança

Estando com o pai ou a mãe a rotina da criança precisa ser preservada, cuidado para não querer compensar o sofrimento da separação com falta de limites e desleixo com as obrigações de seu filho. Isso só piora tudo.

8- Converse sobre o divórcio

É preciso ouvir a criança para entender os seus sentimentos e falar com clareza sobre o que estão vivendo para que ela se sinta segura. É comum que os filhos se sintam culpados pelo divórcio dos pais, por isso é importante esclarecer que a decisão de vocês nada tem a ver com eles.

9- Fale e aja de forma a transmitir segurança

Deixe claro ao seu filho que a separação não muda os sentimentos do pai e da mãe em relação a ele e que vocês estarão sempre perto dele. E, claro, aja de forma que ele confie em suas palavras.

10- Demonstre amor

Diga a seu filho o quanto o ama e quer vê-lo feliz e que, por isso, espera que ele continue a agir de forma a ter boas consequências na vida. Deixe claro que você deseja que ele continue com suas atividades habituais e que mantenha seus hábitos de vida.

Essas dicas são essenciais aos pais que se preocupam com o bem estar de seus filhos e que, por isso, buscam poupá-los de maior sofrimento. Afinal, a separação, por si só, já é muita dolorosa.

Advertisement

Leia também: Como reconstruir sua vida depois da separação

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.