Traição - muito mais que adultério

Desculpas para a traição sempre haverá. Mas será que realmente vale a pena alguns momentos emocionantes contra toda uma vida anterior e posterior?

72,562 views   |   275 shares
  • Adultério é uma palavra que vem do latim e significa a prática da infidelidade conjugal. Ao longo da História, o ato de relacionar-se com terceiro que não seja o cônjuge sempre foi considerado uma grave violação dentro dos deveres conjugais e as punições para o traidor eram severas.

  • Muita coisa mudou e nos dias de hoje adulterar se tornou algo banal e até motivo de status social. Os valores foram invertidos e o que era realizado às escondidas e com medo de represálias passou a ser muito fácil de ser cometido. Mas o pacote do adultério não vem com os efeitos colaterais descritos na embalagem. E eles podem ser dolorosos ao extremo.

  • Leia: 35 consequências reais do adultério

  • Reconhecido como pecado grave perante Deus, há muitos países no mundo que punem de forma extremamente severa a quem o cometeu, geralmente com a pena de morte. No Brasil, o crime do adultério foi revogado em 2005.

  • Mas apesar de ser tão fácil e de contar com quase nenhuma impunidade, o significado de trair é muito maior do que apenas um ato de adultério. A traição envolve os sentimentos pessoais. E como se ouve nas expressões populares, depois que a confiança é quebrada nunca mais será a mesma. Ela afeta traidor e traído.

  • Leia: Traição e Carência: Fortalecendo a autoestima e o autocontrole

  • Alguns pensamentos a serem ponderados a respeito:

    1. A culpa sentida pelo traidor é enorme. Porém, a de quem foi traído pode ser superior. Ao saber do ocorrido, a pessoa traída busca lá no fundo do seu ser o que ela fez ou deixou de fazer para que seu companheiro escolhesse uma relação extraconjugal. E por mais que o cônjuge afirme que isso foi uma fraqueza dele e que nada tem a ver com o cônjuge traído, isso nunca sairá de sua cabeça. A recuperação emocional poderá demorar anos ou nunca se resolver.

    2. O tempo do relacionamento será visto como algo perdido e o desespero poderá se instalar. Não importa se foram um ou vinte anos de convivência, a sensação de investimento errado será forte e importunará a ambos. Quando há filhos a preocupação com o futuro será maior ainda. E mesmo que o casal resolva e deseje permanecer juntos, o sentimento de retrocesso persistirá.

    3. Já que os filhos foram citados, o relacionamento pais e filhos nunca mais será o mesmo. Apesar dos filhos sempre desejarem que seus pais fiquem juntos, eles se preocuparão com o fato de ter alguém na família que foi um traidor. Mentalmente sentirão que tem alguma culpa na história e culparão o desleal por essa infelicidade. Fora a vergonha que sentem por ter um dos pais que traiu a família. Muitos filhos os desprezam física e verbalmente, mesmo estando longe. O desequilíbrio familiar será muito difícil de ser modificado.

  • Advertisement
  • Desculpas para a traição sempre haverá. Mas será que realmente vale a pena alguns momentos emocionantes contra toda uma vida anterior e posterior?

  • A traição é uma das forças mais destruidoras nos indivíduos. Entre as grandes dores humanas emocionais estão em primeiro lugar a perda de um filho, depois a perda de pessoas próximas e em terceiro lugar a dor de ser traído.

  • Casamentos sempre têm seus altos e baixos. Cuidar dele requer atenção, empatia e muito respeito. Resgatar o amor depois de uma traição é possível. Quando evitado, proporcionará maior segurança e felicidade para o casal e para o restante da família.

  • Leia: Relacionamento amoroso: É possível perdoar uma traição?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Traição - muito mais que adultério

Desculpas para a traição sempre haverá. Mas será que realmente vale a pena alguns momentos emocionantes contra toda uma vida anterior e posterior?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr