6 dicas para reduzir o estresse instantaneamente

Vale a pena refletir sobre como a vida pode ser melhor sem tanto estresse e aproveitar estas dicas para ficar livre disso.

Suely Buriasco

Segundo esse site especializado: “O estresse é um sintoma muitas vezes indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervosismo, e pode ser motivado por diversos motivos distintos. Além disso, muitas vezes, a causa para o estresse é desconhecida”.

Leia: Prevenindo o estresse

O grande problema é que as pessoas estão cada vez mais estafadas e o reflexo disso já se faz sentir através de uma sociedade nervosa, irritada e violenta. Por isso vale a pena encontrar maneiras eficazes de diminuir os níveis de estresse e aproveitar a vida com mais saúde e disposição.

Observe alguns princípios básicos que reduzem o estresse imediatamente:

1. Não cultive nenhum tipo de rancor

Rancor estressa, enquanto o perdão liberta; perdoar é sempre a opção mais saudável. Sentir-se injustiçado é uma carga muito grande e você não está aceitando a ofensa ao perdoar, muito pelo contrário, você está mostrando a si mesmo que não precisa mais sofrer por isso.

Advertisement

Leia: Entendendo e aprendendo a necessidade do perdão

2. Aproveite cada momento com a família

Tem gente tão ocupada que não tem tempo para conviver com a família e perde oportunidades incríveis de relaxar e se divertir. Programas familiares são muito eficazes para baixar os níveis de estresse e proporcionar momentos que motivam e renovam as boas energias. Escolha dar o melhor de você para a sua família, todos vão ganhar com isso.

3. Escolha bem suas companhias

Conviver com pessoas interesseiras, fúteis, invejosas ou que de alguma forma causam desânimo pode provocar picos perigosos de estresse. Pessoas negativas sugam as boas energias, desestimulam e provocam grande atraso na vida de qualquer um. Não se deixe influenciar por gente assim, se você não consegue inspirar otimismo nelas, melhor tomar distância.

Leia: 8 maneiras de se proteger das pessoas negativas

4. Você não precisa estar certo sempre

Tentar ser impressionante continuamente gasta muita energia, desgasta e cansa. Ninguém tem que ser brilhante e ter razão sempre, até porque isso é impossível, pois todos erramos. Não queira provar nada para ninguém, o que vai fazer bem a você é a consciência tranquila de ter feito o melhor que podia.

Advertisement

5. Aprenda a dizer não

Um dos motivos mais frequentes de estresse é ceder no que não se tem vontade ou não concorda. Querer agradar os outros, desagradando a si mesmo causa muita insatisfação e representa um pesado fardo. A assertividade é a melhor medida para os nossos atos, correspondendo ao poder do “sim é sim” e “não é não”. Aprender a dizer não causa muita paz.

6. Coloque suas preocupações nas mãos de Deus

Muitas pessoas procuram a oração como último recurso, enquanto que é a oração constante que promove serenidade e paz. Orar é fazer pedidos, tendo certeza que Deus proverá, ter fé é aceitar as respostas divinas, colocar nas mãos de Deus é descansar, ou seja, deixar de se preocupar. A oração é, pois, atitude altamente saudável que dilui a ansiedade e baixa o estresse.

Gosto muito do pensamento de William James: “A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro”. Se escolhemos o que nos faz bem e enaltece a alma, automaticamente nos afastamos da exaustão e nos tornamos proativos e realizados.

Pense nisso!

Leia também: 10 soluções que transformam uma pessoa reativa em proativa perante situações difíceis

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.