5 coisas para fazer quando seu cônjuge não vai abrir a boca

A comunicação pode ser a resposta para resolver muitos problemas conjugais, mas e se o seu cônjuge não quiser falar? Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para tornar a situação um pouco melhor.

12,920 views   |   7 shares
  • Há um pequeno conselho de casamento que pode esclarecer inúmeros problemas conjugais: comunicar. Enquanto a comunicação é crucial para o sucesso de qualquer casamento, pode ser muito mais fácil dizer que fazer, especialmente se um dos parceiros não tem desejo de sentar e conversar.

  • Quando meu marido e eu temos divergências, muitas vezes dizemos ao outro que o que ele fez foi imprudente, egoísta, rude etc. Se estamos chateados um com o outro, fazemos questão de deixar o outro saber exatamente por que estamos com raiva. No entanto, em algumas ocasiões, quando tentamos explicar esses sentimentos, o outro fica chateado e na defensiva. Não é raro para qualquer um de nós simplesmente se afastar sem tentar terminar a conversa.

  • Leia: 3 expressões perigosas que podem levar ao divórcio

  • Pode ser necessário algum intervalo entre determinadas conversas, mas quando a comunicação é deixada de lado, isso pode levar a uma infinidade de sentimentos desagradáveis e desamor. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para aumentar a sua comunicação, especialmente quando o cônjuge não vai falar.

  • Não ponha minhocas na cabeça

  • Em muitas circunstâncias, começamos a pensar o pior cenário possível. Começamos a pensar em possíveis razões por que nosso cônjuge não quer falar conosco. É um hábito terrível e só levará à mágoa e ao desânimo. É importante não presumir nada. Se o seu cônjuge não quer falar com você, deixe estar por um tempo, e depois volte ao assunto. Pode não ser o momento ou o lugar certo para discutir assuntos estressantes ou pesados.

  • Leia: Como agir quando seu marido ignora suas emoções

  • Deixe para lá

  • Não é incomum para muitas pessoas agarrar-se a críticas ou comentários indelicados feitos pelo cônjuge. De fato, muitas se agarram a esses comentários e os lançam de volta na primeira oportunidade, quando surge uma discussão ou controvérsia. Quando faz isso, você torna desagradável para seu cônjuge se comunicar com você. Ele não vai querer conversar por temer que quaisquer comentários ou problemas anteriores, especialmente aqueles sem nenhuma relevância para a situação, sejam trazidos de volta à discussão. Quando você se apega a esses comentários e usa-os mais tarde, a comunicação entre vocês se torna uma tarefa assustadora, da qual seu cônjuge poderá fugir.

  • Advertisement
  • Guarde alguns comentários para si mesmo

  • Há comentários que nunca devem ser ditos a seu cônjuge. Esses comentários são destrutivos e podem causar um enorme dano, ainda que vocês estejam sendo abertos e honestos um com o outro. Por exemplo, um marido deve ter sempre cuidado ao discutir o peso de sua esposa e jamais fazer comentários inadequados ou rudes a esse respeito.

  • É correto se afastar - às vezes

  • No meu casamento, meu marido e eu saímos de uma conversa antes que ela fique fora de controle. Se entramos em desacordo, é comum que um de nós saia da sala. Embora essa esteja sendo uma excelente maneira de evitar dizer algo de que iríamos nos arrepender mais tarde, isso também tem dificultado a nossa comunicação como casal. Quando nos afastamos, não aprendemos a lidar com situações juntos. Nós não aprendemos a colocar as coisas para fora. Se a situação fica acalorada, sai do controle, então é correto deixar o assunto para mais tarde, quando os ânimos se acalmarem. Mas se você puder lidar com isso, vá em frente. Quanto mais tempo deixar a questão em aberto, mais confusa e acalorada a conversa pode se tornar mais tarde.

  • Leia: 9 coisas que você não deve fazer depois de uma briga

  • Comunique de uma forma não tradicional

  • Se o seu cônjuge não vai se sentar para conversar com você, ainda há maneiras de falar com ele e expressar seus sentimentos. Você pode escrever uma carta, enviar uma mensagem de texto, um e-mail, criar uma mensagem no Facebook etc. Só porque ele não irá falar com você cara a cara, não significa que vocês não poderão se comunicar. Encontre meios de contornar a situação atual e use um método que tem certeza de que irá prender a atenção dele.

  • Ainda que seu cônjuge não esteja disposto a discutir um assunto com você, não significa que ele não se importa ou não o(a) ama. A comunicação é muito mais difícil para algumas pessoas que para outras. Basta fazer o seu melhor para se comunicar e esteja disposto a abraçar qualquer progresso que ele ou ela tiver para discutir os problemas um com o outro.

  • _Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 things to do when your spouse won't open his mouth

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Courtnie Erickson é formada pela Universidade de Utah State. Ela se considera uma guru de tecnologia.

5 coisas para fazer quando seu cônjuge não vai abrir a boca

A comunicação pode ser a resposta para resolver muitos problemas conjugais, mas e se o seu cônjuge não quiser falar? Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para tornar a situação um pouco melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr