Como mudar a maneira que você lida com a alimentação
Sabemos que sem saúde não vamos a lugar nenhum, então é preciso cuidar da alimentação para se tornar saudável. Aqui estão algumas maneiras de mudar a alimentação.
Roberta Preto
No ano de 2016, mexendo em um álbum de família, encontrei uma foto minha e de minha irmã. A foto fora tirada por volta do ano de 2001, estávamos esbeltas. Os anos se passaram, os filhos chegaram, e minha irmã se descuidou de seu corpo e engordou bastante.
Quando encontrei a foto, tratei de enviar para ela com a mensagem: “Não se esqueça mais de quem você é, portanto, volte a ficar bonita para si mesma e cuide de sua saúde.” Fiz isso porque eu recebi uma mensagem de minha irmã, desanimada com muitas coisas, e a maior de todas, tratava de si mesma.
Um ano após este ocorrido, recebi duas fotos de minha irmã: ela estava radiante, feliz e esbelta, pois havia recuperado sua autoestima simplesmente porque aprendeu a se reeducar na alimentação e também a praticar esportes. Ela perdeu nada mais que 20 quilos.
Estes são alguns passos para mudar a maneira que você lida com a alimentação:
1. Disciplina
Tudo na vida pode melhorar se houver disciplina, assim sucede com a alimentação. É preciso cuidar não apenas do que você come, mas também com a quantidade com que você ingere os alimentos.
A disciplina alimentar visa qualidade e quantidade, tudo que é comido em excesso e sem qualidade tende a prejudicar a saúde.
2. Dosar a quantidade
Comer é uma bênção, principalmente quando se come aquilo que você gosta. No entanto, quando se ingere alimentos de forma extrapolada, até mesmo o que amamos comer deixa de ser saboroso e torna-se um incômodo.
Você pode ter um estilo de vida saudável, não precisa deixar de comer quando sai com amigos e familiares, esse é um momento especial que pode ser compartilhado tanto na companhia quanto na alimentação. Mas, é preciso cautela na hora de comer. Procure ingerir uma fruta antes de sair de casa, assim, seu estômago não estará vazio e você poderá optar pelo que comer sem exageros.
3. Alimente-se bem
Alimentar-se bem requer uma alimentação rica em proteínas e vitaminas para o corpo.
Os alimentos leves, frescos e o consumo de bastante água são essenciais para nossa saúde.
Todos nós podemos comer o que tivermos vontade, se isso não for prejudicar nossa saúde, só precisamos ter sabedoria para escolhermos o quê e o quanto vamos ingerir.
4. Coma com consciência
Você é o que você come.
Este ditado popular ensina muito sobre a maneira como devemos lidar com nossa alimentação. Se somos saudáveis ou se estamos abaixo ou acima do peso, está muito relacionado à qualidade de vida que escolhemos ter.
O que comemos e como comemos pode ser muito influenciado pelo nosso emocional. Isso acontece com muitas pessoas, comem de forma extrapolada e sem pensarem, principalmente quando estão ansiosas ou frustradas.
Então, é preciso cautela. Ainda que estejamos saciados, pode acontecer de nosso emocional influenciar em nossa alimentação.