Como se cuidar em uma gravidez de risco
Gestações sempre oferecem novidades e incertezas. Saiba o que fazer em uma gestação de risco.
Michele Coronetti
Nem sempre as coisas fluem como se é esperado. Entende-se por gravidez de risco quando a gestante pode desenvolver complicações na gestação ou o feto desenvolver malformação. Ao perceber qualquer situação estranha, o obstetra solicitará exames para identificar se a gravidez possui risco ou não.
Assim, situações devem ser evitadas e medidas adotadas para que o bem-estar da mãe e do bebê seja adequado e que o cuidado seja suficiente para que só o melhor ocorra durante a gestação.
Alimentação
Deve ser mais natural e equilibrada possível, evitando frituras, doces, embutidos, refrigerantes, café ou alimentos com adoçantes artificiais. Comer frutas, verduras e legumes em abundância, beber água adequadamente, carnes magras e seguir horários das refeições. Ingerindo alimentos bons para a saúde da mãe, as complicações serão amenizadas.
Leia: 4 cuidados com a saúde durante a gravidez
Repouso
Esta parte é incômoda, mas muito necessária. Ao prescrever repouso para a gestante, o obstetra estará prevenindo sérias complicações e sofrimento para a mãe. Orientações como um travesseiro para apoiar a barriga ao deitar de lado ou para colocar os pés para cima podem ser passadas e devem ser obedecidas.
Leia: 10 dicas para um repouso saudável na cama
Controle de peso
Ao manter o peso estimado pelo obstetra a gestante mantem-se afastada de complicações como hipertensão, diabetes e malformações do bebê. O melhor é sempre seguir a prescrição.
Leia: Como controlar e manter um peso saudável na gravidez
Ficar longe das bebidas alcoólicas e do fumo
Não beber nem fumar. Evitar até estar em locais com fumaça de cigarro, pois o risco de parto prematuro é aumentado, fetos podem nascer com baixo peso e com malformações, além de proporcionar risco de trombose para a mãe.
Pré-natal
Nunca deixar de visitar o obstetra para que o acompanhamento seja adequado à gestação de risco. Normalmente as consultas são mais frequentes para estes casos do que para as outras gestantes.
Leia: O que esperar na sua primeira consulta de pré-natal
Não se automedicar
O medicamento era inofensivo antes da gestação, porém tudo mudou. Sempre obtenha a permissão do seu obstetra antes de tomar qualquer remédio, por mais simples ou homeopático que seja.
Exercícios
Caso o obstetra tenha orientado a praticar exercícios durante a gestação, siga o que foi recomendado e na medida certa. Exercitar-se ajuda na oxigenação do organismo e oferece uma boa preparação para o parto.
Leia: 6 exercícios com instruções para fazer durante a gravidez
Fatores que podem levar a uma gravidez de risco:
-
Idade materna superior a 35 anos.
-
Idade paterna superior a 50 anos.
-
Pais ou filhos anteriores com anomalias genéticas.
-
Filho anterior com alterações cromossômicas ou malformações congênitas.
-
Exposição a certas doenças, ao raio X, consumo de drogas e outros medicamentos.
Advertisement -
Outros eventos em gestações anteriores.
-
Eventos incomuns no início da gravidez (acomodação da placenta).
Na gestação, todo cuidado é necessário para que o desenvolvimento do bebê e o transcorrer do período sejam adequados. Ao ser constatada uma gestação de risco, as prescrições devem ser cuidadosamente observadas.