Controle as inflamações do corpo com estes 11 alimentos
Viver com mais saúde e menos dores é ótimo! Ação preventiva através de excelentes alimentos é possível.
Michele Coronetti
O organismo humano é perfeito e cada parte dele desempenha uma função. Muitas vezes substâncias tóxicas no meio ambiente ou alimentação acabam prejudicando o corpo que passa a precisar de ajuda. As inflamações ocorrem para que o organismo expulse o que está de errado dentro dele.
A alimentação contribui para a maior parte do controle sobre os problemas do organismo. É possível manter o corpo equilibrado e saudável consumindo alimentos campeões na ação anti-inflamatória. Isto deve ser feito como medida preventiva, pois quando a saúde estiver fortemente afetada, o melhor a fazer é buscar uma intervenção médica para evitar maiores complicações.
1. Mirtilo
Essa pequena fruta, conhecida também por blueberry, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, elas inibem os marcadores da inflamação nas células ligadas à resposta inflamatória.
2. Frutas vermelhas
Morango, framboesa e amora possuem efeitos anti-inflamatórios, especialmente para as articulações. São as preferidas dos esportistas.
3. Ginja
Conhecida por amarena ou cereja ácida essa frutinha possui as mesmas propriedades das frutas vermelhas, favorecendo o processo anti-inflamatório localizado.
4. Abacaxi
Além da vitamina C abundante, essa fruta contém a enzima bromelaína que, além de ajudar na digestão de carnes, bloqueia os agentes pró-inflamatórios. Ela ajuda na limpeza do excesso de gordura no tecido hepático ajudando o fígado a funcionar melhor.
5. Abacate
Versátil e com baixa frutose, podendo ser ingerido em preparos doces e salgados, essa superfruta contém muitos compostos que combatem a inflamação.
As frutas podem ser consumidas preferencialmente cruas e limpas. Procedimentos como geleias retiram as principais propriedades, alterando funções. Preparos salgados com o abacate não interferem nas propriedades principais.
6. Gengibre
Os orientais usam muito na culinária e como chá. Pouco presente na cultura brasileira, o gengibre previne o envelhecimento precoce, auxilia a digestão, estimula a boa circulação sanguínea e reduz inflamações. Quando utilizado como tempero de carnes ou em receitas doces suas propriedades são conservadas.
7. Cúrcuma
Comercializado também pelo nome de açafrão da terra pode ser utilizado no preparo de aves, peixes, carnes, molhos, arroz e outros alimentos. Sua principal substância possui atividade anti-inflamatória e ajuda no combate a doenças do organismo.
8. Vegetais verde-escuros
Espinafre e couve são exemplos de vegetais repletos de propriedades saudáveis, inclusive com ação anti-inflamatória. Riquíssimos em vitaminas e minerais, eles não devem ser deixados de lado na alimentação cotidiana.
9. Sementes, nozes e amêndoas
Por conter uma quantidade excelente de ômega-3, estes alimentos podem neutralizar a inflamação no organismo, além de oferecer outros benefícios excelentes em relação à saúde venosa.
10. Peixes
Novamente o ômega-3 auxilia e juntamente com outros ácidos graxos ajuda a reduzir os processos inflamatórios do organismo.
11. Alho
Apesar do seu poder anti-inflamatório não ser seu ponto forte, este alimento está entre os primeiros na pontuação do tema. Suas várias substâncias são excelentes para o organismo em muitos aspectos.
Os cuidados diários com a saúde cultivando uma alimentação equilibrada e cheia de benefícios auxilia em um viver mais amplo, proporciona maior bem-estar e satisfação pessoal.