É isso que seu bebê sente quando você ri durante a gravidez
Seu bebê pode ouvir e a ciência diz exatamente que sensação a sua risada produz.
Amberlee Lovell
Sabe aquelas boas risadas? As que curam a sua alma e trazem lágrimas de alegria? Ao que parece, não são momentos maravilhosos apenas para você – são bonitos também para o bebê em seu ventre.
A partir do sexto mês de gestação, o bebê é afetado por suas emoções, segundo pesquisa da Association for Psychological Science. Os efeitos são tão poderosos, que sua saúde emocional pode começar a formar as atitudes do bebê em relação à vida.
O que você come, como gerencia o estresse, lida com a depressão ou cuida do seu corpo – tudo isso afeta esse pequeno ser no seu útero. E é dessa maneira que as risadas afetam seu bebê:
É como uma montanha-russa
Fisicamente, o bebê se move para cima e para baixo quando a mãe ri.
“Quando observamos o feto no ultrassom e a mãe começa a rir, podemos vê-lo flutuando de cabeça para baixo no ventre, saltando para cima e para baixo, ‘bum… bum… bum’, como se estivesse saltitando em um trampolim”, disse Janet DiPietro, da Universidade John Hopkins. “Quando as mães veem isso na tela, elas riem ainda mais e o feto sobe e desce ainda mais rápido. A gente se pergunta se é por isso que as pessoas crescem gostando de montanhas-russas”.
A doutora Janet fez muitos estudos sobre fetos. Doze semanas antes de o bebê nascer, ele já está se comportando como um recém-nascido. Isso significa que suas risadas afetam as emoções dele assim como os seus movimentos.
Seu humor é transferido (de certa forma) para o bebê
Ansiedade, estresse ou depressão prolongados afetam o bebê no ventre. As mães muito ansiosas durante a gravidez têm maiores chances de terem bebês ansiosos e com cólica. Os bebês nascidos de mães deprimidas são 1,5 vezes mais propensos a terem depressão aos 18 anos, e têm mais problemas emocionais, como agressividade.
Isso ocorre porque os hormônios podem passar para a placenta e para o bebê.
Obviamente, a ansiedade e a depressão são difíceis de controlar, por isso tente fazer algo para aliviar esses hormônios: como dar boas risadas. O riso não apenas a deixa temporariamente mais feliz, ele também muda o seu corpo, de acordo com a Mayo Health Clinic.
Rir a deixa mais feliz porque você inspira mais oxigênio, fazendo aumentar a quantidade de endorfina liberada no cérebro. Também ajuda a relaxar, aliviando a tensão muscular e estimulando a circulação. Os efeitos a longo prazo vão desde o fortalecimento do sistema imunológico, o alívio da dor e o aumento da satisfação pessoal – tudo o que afeta o seu bebê.
O bebê está memorizando sua risada
Assim como você já conhece o bebê em seu ventre, o bebê está conhecendo você. Pense nas características que você já pode perceber apenas pela sua movimentação. Ele está assimilando a sua personalidade da mesma forma.
Uma pesquisa mostra que a frequência cardíaca do feto diminui quando a mãe fala. Sua voz, sua risada, sua cantoria e seu choro são familiares ao bebê. Ele reconhece, e pode ser relaxante para ele.
Nos momentos em que você não consegue rir
Todas nós temos dias difíceis. Não deixe isso preocupá-la. O estresse ocasional ou os dias ruins não terão efeitos duradouros em seu bebê. Tome um banho demorado, respire fundo, faça yoga ou tire um dia para mimar-se. Mas, sempre que possível, deixe seu bebê sentir a sensação deliciosa proporcionada pelo seu riso.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original This is what your baby feels when you laugh during pregnancy