Jornalista tem inflamação séria ao cutucar espinha
A espinha parecia ser pequena e inofensiva. Mas inchou, inflamou e a jornalista começou a sentir febre.
Michele Coronetti
A jornalista Isabella Camargo fez uma postagem em seu Instagram onde alerta que as pessoas deixem de fazer algo que parece inofensivo: cutucar a pele.
Ela contou em sua publicação com foto que foi retirar uma espinha entre a orelha e o pescoço. Tudo correu muito bem até que o local começou a ficar inchado e uma inflamação se instalou, inclusive com episódios de febre.
Ao procurar um especialista médico, a jornalista foi orientada a nunca mais mexer em espinhas próximas a gânglios, pois as bactérias podem entrar no sistema linfático e acarretar consequências graves.
Além do curativo que precisou colocar na região do rosto, ela também precisou tomar medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios por uma semana.
Por que a acne surge?
O principal motivo da acne é hormonal e outros fatores como a pele oleosa e a alimentação podem influenciar no aparecimento constante.
A acne é uma inflamação da glândula sebácea devido ao aumento da produção de sebo, um motivo altamente hormonal. Para as mulheres, o aparecimento das espinhas é mais comum em certos períodos que ocorrem um aumento hormonal feminino no organismo.
Como amenizar o problema
Os especialistas recomendam que o melhor a fazer é não tocar na região inflamada (acne). O hábito de cutucar cravos e espinhas pode causar inflamações, infecções e cicatrizes permanentes.
A limpeza do rosto deve seguir uma rotina. Há produtos específicos para cada tipo de pele e para quem sofre com acne. Um especialista poderá ajudar na orientação do produto mais indicado.
Como o rosto é muito exposto, o acúmulo de sujidade presente no ar interfere nos poros e prejudica sua respiração.
Utilizar hidratantes faciais livres de óleos e protetores solares adequados ajudará no equilíbrio e evitará as cicatrizes provenientes das espinhas.
A alimentação sem o excesso de produtos industrializados também diminui a incidência de acnes. O aumento de fibras através de frutas, legumes e verduras ajuda no trânsito intestinal e mantém o corpo desintoxicado, evitando o aparecimento de mais espinhas.
O uso de álcool em excesso também prejudica a pele e aumenta a aparição da acne. O fumo deve ser evitado ao máximo, pois contribui para o envelhecimento precoce.
Outro fator importante para ser controlado é o nível de estresse, que causa um aumento considerável de toxinas no organismo que poderão se manifestar na pele do rosto através das acnes.
Os exercícios físicos ajudam a eliminar as toxinas, portanto, também são aliados da boa saúde da pele do rosto.
Cuidados com a saúde em geral e uma vida mais saudável contribuirão para que acidentes impensados como o da jornalista Isabella Camargo não ocorram e inflamações indesejadas fiquem bem distantes.