Maridos e esposas: Sua é a responsabilidade e a bênção de construir um mundo melhor
Veja como o homem e a mulher se complementam para criação da família, o bem da nação e felicidade das futuras gerações.
Sônia Penha
Quem não deseja que o mundo seja um lugar melhor?
Numa época em que o mundo prega que muitos padrões e princípios fundamentais para a existência e felicidade do ser humano como o casamento, a família e o papel divino do homem e da mulher estão ultrapassados, são irrelevantes, secundários ou limitam as pessoas, será possível esperar pela bênção de um mundo melhor?
Vejamos como o homem e a mulher podem se complementar para criação da família, o bem da nação e felicidade das futuras gerações.
A chave para um mundo melhor está no casamento e na família
O Papa Francisco num “Colóquio sobre a Complementaridade de Homem e Mulher” disse que “estamos vivendo numa cultura de coisas passageiras na qual mais e mais pessoas estão simplesmente desistindo do casamento como um compromisso público. Essa revolução nos costumes e padrões morais frequentemente hasteia a bandeira da liberdade, mas na verdade tem trazido devastação espiritual e material a incontáveis seres humanos.”
A chave para a paz e relações harmoniosas e pacíficas, para o bem, igualdade e progresso das nações e para a felicidade dos homens, está num casamento justo e numa família forte, em pais e mães que constroem lares bons e seguros para criar e educar os filhos que farão do mundo um lugar melhor.
O casamento é uma união divina onde o marido, a mulher e os filhos podem se desenvolver e realizar todos os anseios dignos da alma humana, onde as necessidades físicas, emocionais e também espirituais podem ser satisfeitas. Devido à sua importância, o casamento e a família devem ser protegidos e bem cuidados, valendo a pena o esforço do marido e da esposa em fortalecê-lo e melhorá-lo.
Muitos estudiosos concluíram que “um casamento e um estilo de vida familiar compromissados são a maneira mais lógica, mais econômica e a mais feliz de se viver.” Uma família formada por pais casados e filhos é a maneira mais eficiente de criar a proxima geração, não existe melhor maneira.
O papel do marido e da esposa na construção de um mundo melhor
Casar e ter filhos constitui uma grande aventura da vida que faz com que um homem e uma mulher com seus filhos sejam felizes. Através dessa experiência nos achegamos a Deus e experimentamos a plenitude da alegria e da divindade. Alegria essa, que pode ser estendida ao mundo pela maneira como vivemos no lar e como educamos e criamos os filhos.
Numa época dominada pela mídia e internet, nunca foi tão difícil criar filhos responsáveis e manter o casamento e a família unidos. Apesar dos desafios, o casamento e a família ainda são a aspiração da maioria das pessoas.
A função principal do lar é assegurar que cada membro da família contribua para gerar o ambiente e as condições onde todos possam aprender, crescer e progredir, e isso exige tempo e energia.
O marido e a esposa devem se completar e não competir, devem trabalhar juntos para edificar a família e a próxima geração. O lar é a oficina na qual se constrói o caráter humano, e a formação dele depende do relacionamento entre pais e filhos.
Como marido e mulher, e também como pais, é importante que:
-
Dediquem tempo e criatividade para fazer com que seu lar e sua família sejam bem-sucedidos tanto quanto se dedicam para conquistar seu sucesso social e profissional. Isso é importante para fortalecer os laços familiares.
-
Parem para observar o que é mais importante para desfrutar a família, o que cada um faz e mostrem gratidão.
-
Falem palavras agradáveis e tenham o relacionamento que vocês devem ter.
Advertisement -
Tenham compreensão e empatia pelos filhos e deem atenção a eles.
-
Se acheguem aos filhos e percorram o caminho deles.
-
Ensinem tudo o que é bom, correto e louvável por palavra e ação.
-
Também ensinem e incentivem seus filhos a trabalhar, estudar e ser honestos em tudo, principalmente pelo exemplo.
-
Ensinem que devem amar e servir a Deus, uns aos outros no lar e ao próximo.
Advertisement -
Fortaleçam a fé dos filhos, os ensinem a orar e buscar a Deus sempre.
A mãe que fortalece a fé da criança contribui para a força de uma família hoje e no futuro. O amor e a influência dos pais e o bem que fazem abençoam o lar e a família.
Casamentos e famílias fortes, lares cheios de ensinamentos e do Espírito de Deus não acontecem por acaso. Exigem um grande esforço, levam tempo e cada membro da família a fazer sua parte.
O casamento é mais do que amor, é também uma posição de responsabilidade para com a humanidade. Famílias bem-sucedidas são essenciais para que a sociedade sobreviva. O lar é um grande mestre de coisas que vão edificar e motivar as pessoas a fazerem o bem e serem felizes.
Se quisermos um mundo melhor, temos que contribuir para isso. Faça a sua parte.
Leia também: O casamento enquanto parceria – A identidade da mulher