Menino de 7 anos escreve cartinha ao Papai Noel pedindo remédio para tratamento milionário do amigo
Ele abriu mão de pedir algo para si mesmo porque quer que o amigo, que tem doença degenerativa, consiga brincar.
Erika Strassburger
“Querido Papai Noel, eu quero pedir um presente para o meu amigo João Gilberto, ele está doente e o remédio é muito caro”, escreveu Pietro Carvalho, de 7 anos, à Campanha Papai Noel dos Correios. A cartinha desse pequeno morador do Tocantins está tocando corações em todo o Brasil.
Segundo matéria do G1, João Gilberto sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME), e precisa fazer um tratamento que ultrapassa um milhão de Reais. Ele precisa tomar 4 doses de um medicamento chamado Spiranza. Cada dose custa em torno de R$ 290 mil.
A doença atinge os neurônios responsáveis pelos estímulos motores e leva à paralisia dos músculos. Desde que nasceu, o menino nunca andou, consegue apenas engatinhar. Por ser uma doença degenerativa, o quadro de saúde do garoto se agrava com o passar do tempo. Mas o tratamento impede que a doença progrida muito rápido e o ajuda a ter mais qualidade de vida.
Um exemplo de sensibilidade e solidariedade
A mãe de Pietro, Luciana Carvalho, conheceu a história do menino João através das redes sociais e decidiu ajudar. Ela e o filho foram até a casa do menino levar algumas fraldas e as crianças brincaram um pouco. Desde então, eles passaram a acompanhar a história.
Na época de escrever a cartinha, Pietro comentou com a mãe que faria um pedido especial ao Papai Noel. Ele poderia ter pedido algo para si mesmo, mas sua sensibilidade e senso de solidariedade o levaram a usar a oportunidade em benefício do amigo. “Vai ser o melhor presente”, escreveu o menino.
“A ideia partiu dele. Eu deixei ele fazer à vontade. Pietro é muito sensível e nas orações também pede que o papai do céu cure o João”, disse Luciana ao G1.
Comovida com a iniciativa de Pietro, a mãe de João Gilberto, Maria de Jesus Ferreira, está cheia de esperança. Ela disse ao G1: “O melhor presente de Natal, o melhor presente para a vida é ver meu filho bem, ver meu filho dormir direito”.
Esperança de que surjam milhares de “bons velhinhos”
Embora a cartinha tenha sido, simbolicamente, destinada ao Papai Noel, o desejo de Pietro e sua mãe, assim como da família do menino João, é que milhares de “bons velhinhos” se sensibilizem com a história e doem dinheiro para a compra do medicamento. “O valor é alto, mas se as pessoas de todo o país abraçassem a causa, poderíamos arrecadar o dinheiro em um dia”, disse Luciana.
Leia a cartinha na íntegra
“Querido Papai Noel, neste dia maravilhoso eu quero pedir um presente para o meu amiguinho João Gilberto. Ele está muito doente e o remédio é muito caro, custa três milhões.
Papai Noel, o senhor pode ajudar o meu amigo a tomar esse remédio. Eu sei que o senhor só faz brinquedo, mas por favor, Papai Noel, ajude o João.
Vai ser o melhor presente. Peça que as pessoas ajudem meu amigo. Se todo mundo ajudar, o remédio chega e o João brinca, pula, vai correr e ser feliz para sempre.”