Moscas podem carregar mais de 350 tipos de bactéria diferentes

Não é só a aparência das moscas que é repulsiva. Pesquisa comprova a transmissão de doenças através delas.

Michele Coronetti

Não é à toa que a maioria das pessoas torce o nariz e se apressa para espantar as moscas indesejadas que podem adentrar ao recinto. Elas conseguem trazer em suas patas e asas muitas bactérias que afetam a saúde das pessoas.

Para conseguir mensurar o estrago feito por um pouso de milésimo de segundo em um sanduíche, uma pesquisa minuciosa foi realizada com moscas urbanas do Brasil, Estados Unidos e Cingapura. O método utilizado foi inovador e simples.

Os pesquisadores usaram alimentos em decomposição para atrair as moscas e ao receberem sua visita elas acabaram ficando presas devido ao gelo seco. O vapor serviu de anestésico para elas e permitiu não contaminar seu organismo com agentes externos garantindo a autenticidade da pesquisa.

Ao serem analisadas através do isolamento do DNA nas patas, pés e asas as bactérias presentes puderam ser identificadas. E foi então que essa quantidade enorme foi descoberta, inclusive a presença da H.Pylori, bactéria que pode causar úlceras e gastrites estomacais em seres humanos. Isso foi uma novidade para a área médica.

Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo contato com as moscas estão as do trato gastrointestinal como disenterias e úlceras, trato urinário, infecções na pele e problemas respiratórios.

Advertisement

Cidade grande ou interior

O pensamento de que as moscas do interior são mais “limpas” que as da cidade está correto. O estudo mostrou que as moscas urbanas de cidades grandes podem ser transmissoras e difusoras de mais micro-organismos que as que sobrevoam áreas mais verdes.

Verão

O calor acelera a decomposição dos alimentos e as moscas logo são atraídas pelo odor. Algumas precauções podem ser tomadas para evitar o acesso dos insetos no lar e não ter que permanecer com as janelas fechadas dia e noite:

1. Retirar o lixo com mais frequência

Trocar o saco do lixo, manter o anterior fechado e descartar o mais breve possível ajuda a não chamar as moscas para dentro de casa. É necessário manter os recipientes limpos sempre.

2. Evitar acúmulo de lixo pela casa

Após as refeições a louça deve ser limpa em seguida, retirando os restos para evitar a exposição na mesa ou pia. Cuidado também ao preparar os alimentos, lavando os utensílios o mais rápido possível, especialmente onde carnes foram cortadas ou processadas, pois isso atrai os insetos.

3. Evitar a exposição dos alimentos

Pães, biscoitos, doces e outros alimentos devem permanecer cobertos ou guardados adequadamente dentro de armários. As frutas maduras também devem ser condicionadas em geladeira ou utilizadas em seguida, pois seu odor atrai as moscas, que depositam seus ovos e se reproduzem dentro de casa.

Advertisement

4. Limpeza em geral

Banheiros e outros cômodos da casa precisam ser constantemente higienizados para evitar a presença dos insetos. Quando algum líquido for derrubado no chão, deve ser imediatamente limpo de preferência com produtos desinfetantes.

5. Expulsando as moscas de casa

Às vezes o ambiente sofreu uma invasão nada agradável. As pessoas costumam usar inseticidas, porém seu uso contínuo, mesmo dos que “não tem cheiro” é muito prejudicial, especialmente se houver crianças em casa. Alternativas mais salutares incluem:

  • Redes de proteção nas janelas e portas.

  • Cortinas de tiras para separar ambientes.

  • Raquetes elétricas que matam insetos.

    Advertisement
  • Plantas com perfumes que escondem os odores da decomposição (eucalipto, louro, lavanda ou cravo). O ideal seria as plantas vivas e expostas em casa.

  • Armadilhas como papel pega mosca ou luminárias.

Quando a refeição é do lado de fora da casa, uma dica é usar maçãs com cravos espetados para que as moscas e outros insetos não se aproximem da mesa e estraguem a diversão.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.