O estresse pode causar estes 9 sintomas no seu corpo
Você já imaginou que doenças importantes podem ter início no estresse?
Renata Finholdt
Quem nunca se sentiu estressado que atire a primeira pedra!
Infelizmente, o estresse está presente em nossas vidas como um convidado bastante inoportuno. Graças ao tipo de vida que levamos atualmente com muitas tarefas e grandes responsabilidades ele vai chegando de pouquinho e quando percebemos já estamos tomados pelo estresse e sendo vítimas de suas consequências.
Por mais que as pessoas não associem, o estresse pode ser o propulsor de inúmeras doenças que atacam nossa saúde física e psicológica, isso porque ele atua também em nosso sistema imunológico e endócrino.
Ao menor sintoma de estresse o ideal é rever suas atividades, comportamento e forma de pensar, evitando assim consequências ainda maiores e piores.
Os sintomas mais comuns de estresse são
-
Dores de cabeça
Advertisement -
Tensão muscular
-
Irritabilidade
-
Diarreia
-
Problemas para dormir
-
Náuseas
Advertisement -
Cansaço
-
Tontura
-
Impaciência
É importante ressaltar que a simples presença de qualquer um desses sintomas não é fator determinante para diagnosticar um caso de estresse, normalmente eles estão associados a outros fatores.
Sintomas ainda piores podem ser desencadeados pelo estresse, tais como
-
Dermatite de contato
Advertisement -
Depressão
-
Alergias
-
Síndrome do pânico
-
Diabetes
-
Alterações na tireoide
Advertisement -
Alterações do ciclo menstrual
-
TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizado
O que fazer para reverter o estresse?
O melhor a fazer quando o estresse se instala é tratar de fazer algum tipo de transformação em seus hábitos de vida. Cuidados maiores com a alimentação buscando opções mais saudáveis, incluindo frutas, verduras, legumes e uma ingestão adequada de carnes são recomendados uma vez que a alimentação interfere diretamente na saúde de nosso organismo.
Outro cuidado importante é a prática de exercícios físicos, eles aliviam os sintomas do estresse, proporcionam bem-estar porque ativam o hormônio do prazer e colaboram com a saúde física e mental.
Momentos de lazer são outra forma importante de combater o estresse e suas consequências. Fazer algo que lhe proporcione alegria e satisfação faz com que possa olhar a vida e os problemas com outros olhos.
Depois de todos estes cuidados se o estresse ainda atormentar seu dia e sua vida o melhor a fazer é buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para que ele possa lhe ajudar a lidar com o problema. Dependendo do caso, medicamentos podem ajudar a manter o estresse sob controle, mas eles só podem ser utilizados com prescrição médica e usados conforme indicado pelo profissional.