O que é a diástase na gravidez? Saiba se você tem chances de ter
A diástase pode ser evitada antes da gravidez e pode ser tratada após o parto.
Shana Padilha
Muitas mulheres podem nunca ter escutado falar, mas a diástase é muito comum.
Recentemente, a cantora Sandy relatou que após a gestação tem feito muitos exercícios para corrigir.
A diástase é o afastamento dos músculos do abdômen após a gravidez, formando uma linha afundada que vai da região do peito até o umbigo.
A diástase ocorre porque os músculos da barriga são pressionados pelo crescimento do útero. Os músculos retos do abdômen dessa mulher se abre e forma um espaço entre eles. O normal é, após a gestação, os músculos voltarem para o normal. Quando não retorna e fica aquele espaço, é que chamamos de diástase.
Como saber se tenho diástase e como reverter com exercícios e sem cirurgia?
Deite-se no chão e flexione o tronco levemente, até que fique em um ângulo de 45 graus.
Quando estiver na posição, passe a mão sobre o abdômen e verifique se existe um pequeno espaço. Se ao verificar perceber uma lacuna entre o músculo, essa pode ser considerada diástase, que pode ser corrigida com exercícios físicos.
É possível corrigir sem cirurgia
O ginecologista e obstetra Marcelo Jacobbe informa que uma dieta rica em proteínas e exercícios físicos ajudam a recuperar a musculatura que se alterou durante a gestação.
Quais exercícios posso fazer?
Existem muitos, cabe a cada uma escolher qual se adapta melhor. E hoje em dia tem também a facilidade da internet. Com mais ideias para você se inspirar.
Muitas mulheres acabam optando por cirurgia.
Abdominoplastia – Cirurgia plástica do Abdômen
Abdominoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no abdômen. São vários os motivos que levam as mulheres a recorrer a essa cirurgia, mais o excesso de gordura, frouxidão na pele, marcas de distensão. Mas, o objetivo desse tipo de cirurgia não é diminuir o peso.
Embora muitos especialistas recomendem exercícios e dietas, muitas mulheres não veem uma melhora significativa e optam pela cirurgia. Mas a escolha pela cirurgia não substitui uma boa alimentação e exercícios. Continuar com esses hábitos será essencial.
O aumento de peso e uma nova gestação logo após a cirurgia pode diminuir a eficácia da mesma. O tempo em média de uma cirurgia de Abdominoplastia é de duas a cinco horas.