5 coisas que solteiros e casados precisam se lembrar sobre o casamento

O casamento é um compromisso maravilhoso realizado entre duas pessoas que se amam. Apesar disso, há algumas coisas que devemos saber antes de "atar o nó".

João Martins

Apesar de, estatisticamente, o número de casamentos estar diminuindo em alguns lugares e aumentando em outros, é preciso notar que, de acordo com vários estudos realizados, o casamento tem um papel importante na criação do ambiente ideal para educar crianças, também faz bem à nossa saúde física e mental e, acima de tudo, é considerado uma união verdadeira, bela e sagrada entre duas pessoas.

Os filmes, os livros e até quando algumas pessoas falam sobre este tema, dão a entender que, por ser o casamento algo tão maravilhoso, ele será a solução para todos os seus problemas e que irá automaticamente adicionar mais valor à sua vida (de solteiro).

Apesar de tudo o que é maravilhoso, é importante os solteiros, e também os casados, entenderem algo mais sobre o casamento em si

1. O casamento não é a cura para a solidão

O casamento não é e não pode ser visto como a cura milagrosa para a solidão ou a falta de autoestima. Apesar de que, quando casados, duas pessoas estão a partilhar o mesmo espaço, isso não quer dizer que não poderão sentir-se sozinhas. O pior sentimento de solidão é quando estamos no meio da multidão e nos sentimos sozinhos. No casamento, quando duas pessoas não estão a cuidar uma da outra, a dedicar tempo uma à outra, quando não existe o elogio e o carinho, entre outras coisas, então, mesmo casados, a solidão irá existir.

5 soluções para salvar sua autoestima e seu casamento

Advertisement

Não podemos usar o casamento para preencher um vazio dentro de nós ou vamos cair no erro de sobrecarregar a pessoa que amamos com uma tarefa que deve, principalmente, partir de nós.

2. O casamento requer muito compromisso e tolerância

Gail Masondo afirmou que as pessoas “[devem] fazer tudo o que não desejam abdicar antes de casar”, isto é, se queremos ter uma vida de aventura, de viagens pelo mundo e de, simplesmente, fazer o que se quer, como quer e quando quer, então deverá se fazer isso tudo antes de casar. Quando casamos devemos ter a noção de que a nossa vida agora é partilhada e os desejos da pessoa que amamos também têm um grande valor.

5 formas de demonstrar por ações que você ama alguém

O casamento é maravilhoso, mas esse estado de harmonia só é alcançado quando deixamos para trás o que queremos e passamos a focar no que os dois querem e podem realizar juntos.

3. O casamento não é como nos contos de fadas

Nas histórias infantis ouvimos sempre a bonita frase – “e viveram felizes para sempre”. Sim, nós podemos viver felizes para sempre, mas essa felicidade não é alcançada no momento em que se oficializa a união. Ouvi muitos casais afirmarem que o amor que sentem é bem maior do que no dia em que se casaram.

Advertisement

6 verdades sobre Cinderela que meus filhos e netos precisam saber

Esse amor e essa felicidade são alcançados porque eles passaram por provações. Eles não concordaram em tudo, eles tiveram os seus altos e baixos durante o casamento e foi por ultrapassarem esses momentos juntos que viram o seu amor crescer dia após dia. O casamento requer um trabalho diário de aperfeiçoamento.

4. O casamento não é para ser tratado como algo temporário

O mundo Cristão sabe, através da Bíblia, que o Senhor não vê o divórcio com bons olhos; em Mateus 19:1-12, por exemplo, é explicado que o divórcio foi apenas permitido no tempo de Moisés devido à dureza do coração dos homens. É um compromisso sagrado e devemos vê-lo como tal. Quando partimos para as relações como algo temporário então não nos vamos esforçar tanto quanto poderíamos.

6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

Também devemos nos lembrar que, apesar de durante o namoro um rompimento ser doloroso, quando o mesmo acontece durante o casamento as consequências não serão apenas uma dor sentimental – ele irá afetar principalmente os filhos. Quando planejamos casar com um divórcio como saída de emergência, então o melhor é continuar solteiro.

Advertisement

5. Estar casado não é melhor do que estar solteiro

Esta frase pode soar estranha, mas passo a explicar. Muitas pessoas casam porque, como foi falado nos primeiros pontos, pensam que o casamento irá resolver os problemas da sua vida. Pensam que, quando casarem, irão deixar de estar sozinhas, irão encontrar a sua alma gêmea e serão felizes para sempre. O casamento traz algo maravilhoso à nossa vida, mas não podemos deixar de resolver as nossas fraquezas e os nossos problemas de solteiro porque consideramos que o casamento os irá resolver por nós – pensar isto significa que uma enorme carga será colocada na outra pessoa.

10 razões bíblicas para manter a pureza sexual até o casamento

Para os solteiros que ponderam sobre o casamento deixo três dicas para refletirem:

Primeiro

Escrevam 15 frases que descrevem como a vossa relação atual é maravilhosa. Com isto irão reter o que é de bom na relação e até poderá ajudar a elevar esse amor que sentem.

Segundo

Procurem por, pelo menos, três casais (casados) com quem possam compartilhar experiências e até mesmo perguntar sobre como era a vida deles quando solteiros. Desta forma poderão ver os dois lados e entender melhor a escolha a fazer.

Advertisement

Terceiro

Peçam a um casal conhecido, e de confiança, para eles serem os vossos mentores quanto ao casamento. A esse casal poderão recorrer quando tiverem dúvidas e terão uma perspectiva mais experiente para as mais variadas situações.

Com os cinco esclarecimentos dados e estas três pequenas coisas, será possível tomar uma decisão ponderada sobre se devem escolher casar, ou não.

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts