Estar solteiro ou divorciado depois dos 40: Dicas e soluções

O que fazer quando os 40 anos chegam e nada de encontrar uma pessoa para dividir a vida? Ou um divórcio anunciado ou repentino destruiu o sonho de uma família feliz? Os conselhos deste artigo poderão ajudar:

Erika Strassburger

Quando somos jovens, temos tantos projetos de vida, como estudar, trabalhar, viajar, divertir-nos, namorar, casar, ter filhos e outros. Com muita luta conseguimos atingir algumas metas. Com muita ansiedade, e muitas vezes contra nossa vontade, vemos alguns sonhos serem adiados. E com muita tristeza vemos castelos desmoronarem.

Todos nós precisamos aprender a nos equilibrar entre os momentos felizes e tristes, já que essa vida não é feita exclusivamente de momentos alegres, nem só de momentos tristes.

Uma das metas que nos deixam mais apreensivos quando não alcançadas, é a do casamento. E muitos dos que a alcançam, acabam se vendo diante de um divórcio anunciado ou repentino.

O que fazer quando isso acontece? O que fazer quando estamos sozinhos depois dos 40? Veja alguns conselhos a seguir:

1. Não, você não passou do ponto!

Você pode ser levado a acreditar que já está velho e que ninguém vai lhe querer. Elimine completamente esse pensamento. E você não está sozinho nessa. Há outros solteiros, divorciados e viúvos mais jovens e mais velhos, tão ansiosos quanto você para encontrar uma boa pessoa com quem dividir essa jornada.

Advertisement

2. Não desista de encontrar alguém

Pode chegar a um ponto, depois de tantas tentativas, que você começa a desistir desse sonho. Não desistir é a chave! Pois enquanto houver um desejo há uma esperança.

3. Esteja visível e acessível

Vá a bailes, a atividades com pessoas solteiras, a passeios, excursões. Vá às reuniões da igreja e aproveite todas as atividades sociais que a igreja promover. Vá ao cinema com as amigas, saia para passear no shopping, no parque. Dê chance às pessoas do sexo oposto para chegarem para conversar com você. Não as espante com um olhar carrancudo. Obviamente, use de bom senso para não cair na lábia de pessoas mal-intencionadas.

4. Faça amigos virtuais e combine de encontrá-los pessoalmente

Ficar só no virtual pode impedir que uma relação de amizade progrida para um namoro. Saia da zona de conforto e marque um encontro. Cuide, porém, para não marcar com um desconhecido. Você já tem 40 anos, sabe dos riscos que corre.

5. Jamais rebaixe seus padrões de comportamento e vestimenta

Você pode se sentir tentado a adotar uma nova tática de conquista, usando seu corpo para chamar atenção. Cuidado! Você correrá o risco de atrair pessoas mal-intencionadas e perigosas.

6. Invista em si mesmo

Arranje um tempo na agenda para os exercícios físicos, para cuidar da saúde da pele, dos dentes e do que mais carecer de cuidados. Renove seu guarda-roupa, se possível, mas jamais deixe de lado um estilo elegante. Preste atenção: o mundo está saturado de pessoas que se vestem com vulgaridade. Você precisa ser diferente, especial.

Advertisement

Volte a estudar, faça cursos, desenvolva um novo talento. Invista pesado em seu intelecto. Pessoas cultas são muito atraentes para pessoas de bom gosto.

7. Passe tempo com quem você ama, abrace muito

Se você for divorciado(a) com filhos, dedique mais tempo a eles, saiam para passear, assistam a filmes juntos, leiam juntos. Abrace muito seus filhos. Estudos comprovam que “o abraço libera uma substância chamada oxitocina, também conhecida como o hormônio do bem estar, aumentando a felicidade geral da pessoa.”

Se não tem filhos, passe tempo com seus sobrinhos, irmãos, pais, avós e amigos. Abrace todos eles.

8. Envolva-se em projetos de serviço e caridade

Acredito que uma das melhores sensações que podemos desfrutar na mortalidade é a alegria que provém de ajudar alguém, ser-lhe útil, atender às suas necessidades. Madre Teresa disse: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” Que grande bênção e privilégio podermos melhorar o dia e a vida de alguém!

9. Exponha seus desejos justos e expectativas a Deus

Não importa sua religião, Deus vai lhe escutar. Na verdade, Ele está muito ansioso para lhe escutar. Então, derrame sua alma a Ele em oração. Conte-Lhe tudo! Exponha todos os seus sentimentos, suas frustrações, seus sonhos.

Advertisement

Não esqueça, porém, de desejar que a vontade Dele seja feita acima da sua vontade, pois talvez o que Ele tem para você é muito diferente do que você deseja agora. Mas tenha certeza de uma coisa: Ele sempre vai querer o melhor para você. Cedo ou tarde você vai receber, se for obediente e humilde.

Estar solteiro ou divorciado na faixa dos 40 é uma situação momentânea, e pode ser maravilhosa se você souber aproveitar bem essa fase. Será ruim somente se você se concentrar nas perdas que teve. Mas se listar tudo o que ganhou até agora, você terá muito para agradecer e se alegrar.

Ainda que você passe por muitas tribulações, é preciso aprender a ser grato em qualquer circunstância. A gratidão, por si só, é uma fonte de alegria. Tenha fé e confie na onisciência de Deus, pois no momento certo Ele lhe recompensará da melhor maneira possível.

Encontre mais conselhos no artigo: 18 maneiras produtivas de viver enquanto a “metade da laranja” não chega.

Leia, ainda, 3 dicas comprovadas cientificamente que ajudam a esquecer um amor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.